Ação na região norte encerra com quase 140 pessoas avaliadas
Atualizado em 11/05/2018 - 17:30
ATI em Ação - Parque da Cidade
Visita ao Parque da Cidade avaliou, fisicamente, 49 pessoas no período da manhã - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ATI em Ação, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, atendeu gratuitamente 139 pessoas na zona norte com avaliações físicas, na primeira quinzena de maio.

Executada por profissionais de Educação Física do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e do programa Cidade em Movimento, a série de visitas às academias ao ar livre na região terminou nesta sexta-feira (11), com 49 avaliações básicas registradas no Parque da Cidade, sendo 32 mulheres e 17 homens.

Segundo técnicos da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, grande parte da pessoas que utilizaram o serviço entre 8h e 10h são munícipes que frequentam regularmente a academia instalada no parque. Outras, que caminhavam e corriam no local, aproveitaram a oportunidade ao perceber a presença da equipe.

Todos os cidadãos que foram avaliados passaram por aferição de altura, peso, circunferência abdominal e teste de flexibilidade, com o acompanhamento de um avaliador. Os resultados foram registrados e entregues na hora, junto a orientações e observações dos professores.

De acordo com dados da Prefeitura, o ATI em Ação, que na semana passada beneficiou mais de 90 pessoas no centro Comunitário Alto da Ponte, já computa um total de 478 avaliações físicas, depois de seis visitas completadas. As regiões sul, centro-oeste e norte já foram contempladas.

Na próxima sexta-feira (18) inicia-se a última etapa do programa no primeiro semestre. A região a receber os profissionais é a leste, começando pelo Centro Poliesportivo Vila Tesouro (rua Bento Pinto da Cunha, 381). Os trabalhos vão ser finalizados em 25 de maio, no Centro Esportivo Galo Branco (rua Manoel Meses Leal, 146).

Orientações
Qualquer pessoa pode participar das avaliações. A sessão termina sempre com entrega imediata de resultados e orientações dos avaliadores. Para participar, basta o interessado conversar com um dos professores no local e aguardar na fila.

É recomendado aos homens que estejam vestidos com camiseta, calção e tênis. Já às mulheres é indicado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas pelo ATI em Ação até o fim de maio, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
18/5 – Centro Poliesportivo Vila Tesouro