Parque da Cidade

Santana (norte) – Patrimônio histórico, espaço para prática de esporte, cultura e lazer

Mais conhecido com Parque da Cidade, o Parque Municipal Roberto Burle Marx ocupa uma área de 960.160,17m², que fazia parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parayba. Entre os destaques, estão as obras arquitetônicas assinadas por Rino Levi (residência de Olivo Gomes, usina de leite e galpão Gaivota) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, de reconhecimento internacional.

Tombado como patrimônio histórico pelo Comphac é transformado em Parque Municipal em 1996, possui uma ampla área verde com espécies arbóreas declaradas imunes de corte (palmeiras imperiais, macaúbas e seafortias).

Está localizado entre a Av. Olivo Gomes, as margens do Rio Paraíba e a Estrada de Ferro Central do Brasil, possuindo uma extensa área verde, lago, ilha artificial destinados ao lazer contemplativo fazendo com que as pessoas se sintam próximas à natureza através das trilhas que cortam o parque, propiciando caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região tais como capivaras, garças, macacos e tucanos.

O espaço tem ainda uma pista para caminhada e locais destinados a eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do Museu do Folclore de Sao José dos Campos, administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Informações

 

Telefone

3921-9382

 

Horário

Diariamente, das 6h às 18h

 

Endereço

Avenida Olivo Gomes, 100, Santana