Cidadãos encaram chuva e realizam avaliações físicas
14/09/2018 - 11:31
ATI em Ação - Poliesportivo João do Pulo
O espaço montado na sala de ginástica da unidade esportiva atendeu mais de 20 pessoas - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Mesmo com o frio e a chuva da manhã desta sexta-feira (14), os moradores da região sul não desanimaram e compareceram ao Centro Poliesportivo João do Pulo, na segunda visita do ano do programa ATI em Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos.

Ao todo, 23 pessoas chegaram logo cedo, antes das 8h, para realizar uma avaliação física básica no espaço montado na sala de ginástica. Todos fizeram aferição de peso, altura e circunferência abdominal, além da verificação do nível de flexibilidade, supervisionados pelas equipes do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e do programa Cidade em Movimento.

Dona Ivone Aniceto, de 64 anos, é aluna do professor Alexsandro Pablo, na Área Verde I do Bosque dos Eucaliptos. Ela diz que deixa a preguiça de lado, não somente pelas avaliações, mas também durante toda a semana, faça chuva ou sol, frio ou calor. “Faço atividade física todos os dias. Então tudo o que tem, eu participo, estou sempre motivada.”

Para Ivone, o peso é o principal desafio. Ela acrescentou que considera a avaliação física um serviço essencial. “Quem faz exercício tem que acompanhar a evolução, se está melhorando ou piorando.”

Para Alexsandro, que é monitor em academias ao ar livre mantidas pela Prefeitura, tanta dedicação à saúde e busca por uma maior qualidade de vida é motivo de comemoração. “O ganho que eles têm é motivador tanto para o professor quanto para eles mesmos. Cada vez que vai fazer uma avaliação e ver a melhora na flexibilidade, circunferência abdominal, de peso... Então eles continuam a ter essa motivação.”

O profissional de educação física contou ainda que muitas pessoas que frequentam a Área Verde I chegaram para as primeiras atividades com nenhuma flexibilidade. Após uma continuidade com os exercícios físicos, os alunos, principalmente os idosos, passaram a ter mais autonomia no dia a dia.

“Para a gente é a felicidade do nosso trabalho, da profissão", disse Alexsandro, que ressaltou a importância das avaliações. "A gente nota durante as aulas, mas nada como ter no papel o resultado e olhando na mão deles.”

A próxima visita do ATI em Ação será no dia 21, no Parque Santos Dumont. O horário de atendimento será entre 8h e 10h.

Próximas visitas

21 de setembro

  • Parque Santos Dumont – Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyanna

28 de setembro

  • Jardim das Indústrias – Praça Hélio Augusto de Souza

5 de outubro

  • Centro Comunitário Alto da Ponte – Rua Alziro Lebrão

11 de outubro

  • Parque da Cidade – Avenida Olivo Gomes, 100, Santana

19 de outubro

  • Poliesportivo Vila Tesouro – Rua Bento Pinto da Cunha, 381

26 de outubro

  • Centro Esportivo Galo Branco – Rua Manoel Meneses Leal, 146

Polos fixos

Além das academias ao ar livre que foram e as que serão atendidas pelo ATI em Ação, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem acessar o aplicativo São José Viva, disponível para download nos sistemas iOS e Android, buscar a aba de Esporte e a opção Avaliação Física. O atendimento nos polos é de segunda a sexta-feira, e o horário varia de acordo com cada unidade.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida