Caravana Seletiva encerra com mais de 180 novos talentos
Atualizado em 26/03/2018 - 16:11
Caravana Seletiva João do Pulo  24 03 2018
Testes promovidos pela Prefeitura tiveram 524 candidatos em oito modalidades; futebol foi a opção mais procurada - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Caravana Seletiva do programa Atleta Cidadão, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, encerrou as atividades do mês de março com um total de 183 crianças e adolescentes aprovados.

Os novos talentos foram descobertos após as comissões técnicas de oito modalidades visitarem quatro locais em diferentes regiões da cidade: Centro Comunitário Alto da Ponte (norte), Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (sul), Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (leste) e Centro Poliesportivo João do Pulo (sul). Juntando as unidades, foram registradas 524 participações.

No evento do último sábado (24), no João do Pulo, 191 candidatos passaram por testes para as equipes de base mantidas pela Administração no basquete, no futebol, na ginástica artística, vôlei, futsal, karatê, atletismo e handebol. Destes, 59  – maior número de aprovados entre todos os locais – foram encaminhados para passar um período de treinamentos com os elencos do Atleta Cidadão. Se evoluírem quanto ao desempenho, serão efetivados.

A unidade municipal do Alto da Ponte teve 36 aprovados, enquanto no Campo dos Alemães passaram 32 pessoas. Já no Parque Ecológico no Santa Inês I, o resultado foi ainda melhor, com 56 atletas integrados.

A modalidade com maior procura foi a paixão nacional, o futebol. No masculino, as atividades foram aplicadas para 286 meninos, com aprovação de 95 candidatos. Entre as mulheres, a procura foi menor, mas a aprovação foi de mais de 50%: 17 inscritas e 9 aprovadas. O futsal masculino foi a segunda opção mais procurada, com 81 candidatos e 12 encaminhados para o programa.

Segundo os técnicos da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o resultado alcançado foi bastante satisfatório, dado o fato de que os critérios da Caravana neste ano ficaram mais rigorosos.

Os candidatos que não foram aprovados na Caravana Seletiva terão outras oportunidades em peneiras individuais durante o ano, que serão sempre divulgadas pelo site da Prefeitura.

Apoio ao talento
A Caravana de Seletivas é uma ação da Prefeitura, que teve início em 2017, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão às modalidades oferecidas e fazer com que a criança e o jovem descubram o talento para o esporte.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 19 anos, que recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais. Ao todo, 1.183 crianças e adolescentes são integrantes efetivos do programa em 23 modalidades, enquanto outros 867 atletas treinam nas pré-equipes de 18 modalidades.