ATI em Ação beneficia mais de 600 pessoas e todas as regiões
Atualizado em 08/06/2018 - 17:36
Cemaf Avaliação Física no Poliesportivo Galo Branco  08 06 2018
Programa levou avaliações físicas básicas gratuitas aos cidadãos em oito locais da cidade com unidade da academia ao ar livre - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Aprovado pela população, o programa ATI em Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, encerrou nesta sexta-feira (8) os trabalhos no primeiro semestre de 2018 com 629 pessoas beneficiadas em todas as regiões da cidade.

A iniciativa, que conta com profissionais de Educação Física do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e do programa Cidade em Movimento, oportuniza aos cidadãos o serviço de análise básica da condição física, por meio da aferição de peso, altura e circunferência abdominal, além de teste de flexibilidade.

Segundo a coordenação do programa gerido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, foram escolhidas unidades esportivas, parques e praças com academias ao ar livre que são bem utilizadas pela população. Foram contempladas as regiões norte, sul, leste, centro-oeste e o distrito de Eugênio de Melo.

As equipes do ATI em Ação passaram pelos centros poliesportivos Campo dos Alemães, João do Pulo e Vila Tesouro, os parques Santos Dumont e da Cidade, o Centro Comunitário Alto da Ponte, a Praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias, e o Centro Esportivo Galo Branco.

O local campeão de avaliações físicas foi o Poliesportivo João do Pulo, com 121 registros, seguido pelo centro Comunitário Alto da Ponte, com 91. Nos mais de dois meses de visitas, participaram pessoas de 6 a 92 anos.

Predomínio feminino
Só na ação desta sexta-feira, foram avaliadas 75 pessoas no Galo Branco, com destaque para as mulheres, responsáveis por 73 atendimentos. Elas, aliás, foram as que mais compareceram às visitas de modo geral, com 500 registros.

Maria Elisa Samuel dos Santos, 59 anos, foi uma das munícipes que contribuíram para o bom registro de atendimento do programa. Ela participou da visita feita pelos profissionais no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras, na região leste, em 2017, e disse que gostou da “boa atenção dos professores” e que isso atraiu mais pessoas que estavam no centro esportivo pela manhã.

“O mais interessante de tudo é a orientação para as pessoas sobre os exercícios físicos. (Isso é) para que a gente possa envelhecer com saúde né”, completou Maria Elisa, moradora há três décadas do Galo Branco.

Quem também se beneficiou com o ATI em Ação nesta manhã fria de sexta-feira foi Natália de Jesus Alves, 53 anos. A frequentadora das aulas gratuitas de alongamento e ginástica, oferecidas pela Prefeitura, afirmou que a avaliação a ajudou a nortear a busca pela “perda de uns quilos devido a um problema de saúde”.

Ela elogiou o trabalho dos profissionais de Educação Física e elogiou a iniciativa que chegou ao bairro. “Achei muito bom, estamos precisando disso por aqui mesmo”.

Acompanhamento
A visita ao Centro Esportivo Galo Branco foi a última do primeiro semestre. O retorno das ações está programado para setembro. Todas as regiões da cidade terão novamente duas oportunidades para que os moradores participem e refaçam os testes.

De acordo com o corpo técnico da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a diferença de três a quatro meses de uma avaliação para outra é a ideal para analisar a evolução ou regressão do desempenho físico de cada munícipe. Quem nunca fez uma avaliação física também poderá participar do programa.

Além das academias ao ar livre que foram e as que serão atendidas pelo ATI em Ação, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem acessar o aplicativo São José Viva, disponível para download nos sistemas iOS e Android, buscar a aba de ‘Esporte’ e a opção ‘Avaliação Física’. O atendimento nos polos é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.