Mais de 70 pessoas são avaliadas em ação no Parque Santos Dumont
Atualizado em 20/04/2018 - 15:09
Cemaf Avaliação Física parque Santos Dumont  20 04 2018
Ana Rosa dos Santos (acima) foi uma das pessoas avaliadas gratuitamente nesta sexta-feira, no Parque Santos Dumont - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Dando sequência aos trabalhos de visitação às academias ao ar livre, o programa ATI em Ação, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, visitou pela primeira vez a região centro-oeste, na manhã desta sexta-feira (20). No total, 73 pessoas foram beneficiadas com avaliações físicas básicas gratuitas.

O local escolhido pela ação foi o Parque Santos Dumont, na Vila Adyanna. A maioria dos munícipes que participou foi avisada pelos profissionais do programa Cidade de Movimento, que dão orientações sobre atividades físicas nas academias da região. Outros que passavam pelo local, utilizando a pista de caminhada e a própria academia ao ar livre do parque, foram chamados pelos professores do programa e do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física).

O empresário Claudemir Marcos da Silva, 61 anos, foi avisado pela professora Olga na Praça Ulysses Guimarães (Praça do Aquarius) e ‘caiu da cama’ logo cedo para não perder o horário. Ele faz alongamento com a profissional do Cidade em Movimento regularmente e elogiou a disponibilidade gratuita do serviço.

“Fiz (avaliação física) numa academia há muitos anos, mas essa da Prefeitura é a primeira. Acho legal, principalmente num momento de pouca renda, ter uma forma de fácil de acesso, gratuita”, disse Claudemir.

O morador do Jardim Aquarius completou ressaltando a importância da atividade como “forma de checar a saúde e se ter a orientação correta do que fazer” para melhorá-la.

Outra cidadã que aprovou o ATI em Ação foi Ana Rosa dos Santos, 70 anos. Ela vive no Jardim São Dimas e é frequentadora assídua das academias ao ar livre dos parques Santos Dumont e Vicentina Aranha.

“Faço todos os dias alongamento no Vicentina Aranha. Fazia aqui, mas mudei um pouco, porque é gostoso variar. Mas o professor avisou para não parar”, afirmou Ana Rosa, com bom humor.

Além de praticar atividade física diariamente, Ana Rosa dos Santos é uma munícipe modelo também quando o assunto é prevenção. Ela fez nesta sexta-feira a terceira avaliação física da vida e espera não parar mais.

“Meus resultados estão cada vez melhores. Acabei de ganhar parabéns ali. Eu preciso cada vez mais evoluir para viver feliz”, falou.

Os moradores da zona centro-oeste que não tiveram a oportunidade de ir ao Parque Santos Dumont podem comparecer a segunda visita na região, quer acontecerá na próxima sexta-feira (27), na Praça Hélio Augusto de Souza, no bairro Jardim das Indústrias. Os atendimentos irão das 8h às 10h.

Orientações
Para participar das avaliações gratuitas promovidas pelo ATI em Ação, basta o cidadão conversar com um dos profissionais no local e aguardar na fila, que é direcionada por ordem de chegada.

Cada sessão de avaliação física na academia ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega imediata da ficha com os resultados.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
27/4 – Praça Hélio Augusto de Souza (Jardim das Indústrias)
4/5 – Centro Comunitário Alto da Ponte
11/5 – Parque da Cidade