Avaliações físicas beneficiam quase 200 pessoas na região sul
Atualizado em 16/04/2018 - 15:18
ATI em Ação - Poliesportivo João do Pulo
Somente nesta sexta (13), o ATI em Ação ofereceu o serviço a 127 pessoas no Centro Poliesportivo João do Pulo - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A segunda visita da equipe do ATI em Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, terminou nesta sexta-feira (13) com um saldo positivo de avaliações físicas gratuitas.

Ao todo, 121 pessoas foram beneficiadas em duas horas de trabalho no Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite. O grande comparecimento contribuiu para que a região sul fechasse a primeira fase do projeto com 193 avaliados – a primeira visita aconteceu em 6 de abril, no Campo dos Alemães.

Os munícipes que foram ao João do Pulo chegaram cedo. Alguns esperavam pelo atendimento, que foi realizado por ordem de chegada, desde às 6h30. Por volta de 7h20, os professores Renato Lopes e Alex Pablo comandaram uma sessão de alongamento e aquecimento ao lado da academia ao ar livre do complexo.

Quem madrugou e participou das atividades foi Maria Aparecida Fernandes, 63 anos, que já é figurinha carimbada nas ações coordenadas pelos profissionais do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e pelo programa Cidade em Movimento.

“Essa é a terceira já. Aqui foi a primeira vez, nunca tinha vindo aqui. Fiz duas vezes na Área Verde I (do Bosque dos Eucaliptos)”, disse Maria Aparecida, se referindo às avaliações realizadas em 2017.

Assim como a moradora do Bosque dos Eucaliptos, muitas pessoas que frequentam academias ao ar livre de outros locais da zona sul de São José aproveitaram a visita ao João do Pulo para realizarem os testes básicos. Foram aferidos altura, peso e circunferência abdominal e testado o nível de flexibilidade. “É necessário e precisamos mesmo. Todo mundo deveria fazer, porque é muito bom”, reforçou Maria Aparecida Fernandes.

A munícipe Maria Luiza Gaio, 76 anos, soube do evento através do professor Alex Pablo, que acompanha os exercícios realizados por ela também na Área Verde I, no Bosque. Ela contou que se exercita regularmente, mas reiterou que precisa melhorar a condição física. “(A avaliação) foi muito bem organizada, foi ótimo, mas preciso melhorar ainda na flexibilidade”, afirmou Maria Luiza, que também pratica pilates.

Agora, a equipe do ATI em Ação visitará a região centro-oeste, em duas oportunidades. A primeira parada acontecerá em 20 de abril, no Parque Santos Dumont (rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyanna). Uma semana depois, no dia 27, será a vez da Praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias. O atendimento começará às 8h.

Orientações
Para participar das avaliações gratuitas promovidas pelo ATI em Ação, basta o interessado conversar com um dos profissionais no local e aguardar na fila, que é direcionada por ordem de chegada.

Cada sessão de avaliação física na academia ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega imediata da ficha com os resultados. Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
20/4 – Parque Santos Dumont
27/4 – Praça Hélio Augusto de Souza (Jardim das Indústrias)
4/5 – Centro Comunitário Alto da Ponte
11/5 – Parque da Cidade
18/5 – Centro Poliesportivo Vila Tesouro
25/5 – Centro Esportivo Galo Branco


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×