Lucas Brito
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos e o Colégio Tableau firmaram parceria para reforçar a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se imunizaram.
A partir desta segunda-feira (18), a sede da escola técnica (Rua Claudino Pinto, 85-93, Centro) será um posto volante para imunização no período noturno.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30. Estarão disponíveis também as vacinas contra gripe, sarampo, caxumba, rubéola, dengue e febre amarela.
HPV
A ampliação do público-alvo para vacinação contra o HPV atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que identificou o município entre os 30 do Estado de São Paulo com maior número de jovens não vacinados nesta faixa etária: mais de 28 mil, entre meninas e meninos.
O objetivo é alcançar quem perdeu a oportunidade de se vacinar na idade preconizada anteriormente (9 a 14 anos), ampliando a cobertura vacinal e protegendo esse público contra as complicações causadas pelo vírus HPV, que pode evoluir para doenças graves, como o câncer de colo do útero.
Aplicado em dose única, o imunizante é seguro, eficaz e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18).
Ações da Prefeitura contam com busca ativa e atuação dos pais e responsáveis dos jovens | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Onde se vacinar?
Além do Colégio Tableau, todas as 40 UBSs Resolve e as 5 Unidades Avançadas estão abertas durante o dia para vacinação, que se encerra uma hora antes do fechamento da unidade. Consulte os endereços, horários de funcionamento e telefones de cada unidade no site da Prefeitura.
Os moradores podem se vacinar em qualquer UBS da cidade, não apenas na unidade de referência. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura lançou o Vacina Rápida, serviço digital onde os munícipes podem conferir as 20 unidades com atendimento mais ágil naquele momento e escolher a mais conveniente, de acordo com o tempo de espera, proximidade ou deslocamento.
Busca ativa
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam visitas domiciliares para identificar os adolescentes não vacinados, que também receberão mensagens pelo WhatsApp com orientações para comparecimento à UBS mais próxima.
A avaliação das carteiras de vacinação nas escolas será intensificada, com apoio das redes municipal e estadual de ensino.
A expectativa é de que, com o apoio das famílias e da comunidade escolar, São José dos Campos possa garantir mais saúde e qualidade de vida para os jovens.
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.