Acesso Já terá novo endereço a partir de segunda
Atualizado em 26/08/2022 - 17:17
Anexo da antiga Câmara Municipal no centro
Acesso Já está de casa nova, ao lado da antiga Câmara Municipal, na praça Afonso Pena - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Acesso Já, da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, vai mudar de endereço. O serviço será transferido para um novo espaço de atendimento, na Praça Afonso Pena, número 59, ao lado do prédio da Câmara antiga, a partir da próxima segunda-feira (29). O prédio foi revitalizado e o novo espaço trará mais conforto e agilidade ao atendimento de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O serviço emite credenciais para estacionamento em vagas especiais do sistema de estacionamento rotativo, cartões de isenção para o transporte coletivo para pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No local, também são realizadas perícias médicas para o transporte público e para o transporte adaptado.

O novo prédio possui área interna ampliada em relação ao espaço anterior, ar condicionado e assentos para quem espera pelo serviço. A sala para perícia médica também aumentou. O espaço possui ainda doze guichês de atendimento, sendo quatro deles somente para a triagem e retirada de documentos. O horário de atendimento continua das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira.

Balanço

Desde que foi criado, o serviço já emitiu 71.939 cartões do transporte público para idosos e 12.387 para pessoas com deficiência. Para o estacionamento em vagas preferenciais foram 65.814 credenciais para idosos e 4.624 pessoas com deficiência.

Neste ano, entre janeiro e agosto, foram realizados 33.157 atendimentos, uma média de 4.200 atendimentos por mês, entre serviços como abertura de processos, entrega de documentos, informações e marcações e realização de perícia médica.

Gratuidade

Para solicitar o beneficio da gratuidade no transporte público, o idoso precisa preencher o requerimento padrão fornecido no próprio posto e apresentar documento original RG, CPF, além de comprovante de residência.

As pessoas com deficiência, além dos demais documentos, precisam apresentar um laudo médico. O formulário, que deve ser preenchido pelo médico, está disponível nas unidades de atendimento e no site da Prefeitura. O atendimento médico é agendado e realizado no próprio local. Para o transporte coletivo, a validade do cartão para idoso e pessoas com deficiência irreversível é vitalícia. Nos casos de deficiência reversível a validade pode ser de até um ano.

Estacionamento Rotativo

Nos casos de credenciais para estacionamento, há isenção de até duas horas para os portadores de necessidades especiais. Os idosos têm vaga preferencial, mas devem pagar pelo estacionamento rotativo. A credencial de estacionamento de idosos e de pessoas com deficiência irreversível possui validade de dez anos. Nos casos de pessoas com deficiência reversível a validade é determinada pela ficha médica apresentada.

Transporte Adaptado

Para solicitar o credenciamento no Transporte Adaptado municipaldestinado à pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa,  que cause alto grau de dependência, impossibilitando o uso do transporte coletivo urbano, o interessado deve realizar cadastramento no Acesso Já e ser aprovado em perícia médica. O agendamento e a realização da perícia médica ocorrem no local.

Postos de atendimento

O idoso também pode solicitar a 1ª via e a renovação da credencial para vaga especial de estacionamento nos postos de protocolo da Prefeitura na Vila Industrial, Santana, Eugênio de Melo, Jardim Satélite, além do Paço Municipal ou por meio do sistema Prefbook. O prazo para a entrega varia de 15 a 20 dias. Apenas na sede do Acesso Já, o documento é emitido na hora. Você confere a relação dos postos de atendimento e seus endereços por meio deste link.