Transporte adaptado

Transporte adaptado

Serviço de vans para pessoas com mobilidade reduzida severa

O transporte adaptado, denominado Acesso Já, é um serviço administrado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, que lhes impossibilite utilizar o transporte coletivo urbano, nas suas atividades diárias ou eventuais, por razões de graves dificuldades de locomoção.

O atendimento a esses casos é gratuito! Para o registro e utilização do serviço é necessário inicialmente que o interessado, ou seu responsável, faça um  credenciamento na Agência Acesso Livre e passe por avaliação médica específica (perícia).

Para o credenciamento e abertura do processo são necessários os seguintes documentos:

  • Requerimento padrão da Prefeitura de São José dos Campos devidamente preenchido e assinado em nome do requerente (Preenchido e assinado no local).
  • Original do RG e CPF do interessado
  • RG e CPF do responsável legal, se necessário.
  • Comprovante de endereço do município de São José dos Campos - Comprovante de endereço do município de São José dos Campos, comprovante de consumo mensal (água, luz, gás, telefone ou convenio medico) recente (120 dias) em nome da pessoa com deficiência ou em nome do parente de primeiro grau que comprove o parentesco com documento (marido e esposa certidão de casamento; pais, filhos e irmãos através de documento que comprove a filiação). *** não pode ser comprovante comercial/ industrial ***, somente residencial.
  • Original da Ficha Médica(STR066), (só será aceita se estiver toda preenchida pelo médico sem rasura, com CID, assinatura e carimbo do médico). Validade de 90 dias depois de preenchida pelo médico.
  • Extrato do Cadastro Social, indicado: Número da Inscrição Social (NIS) e Renda per Capita. (pode ser obtido no CRAS mais próximo da residência)

Após a aprovação e credenciamento, os agendamentos, cancelamentos e outras solicitações eventuais são realizadas pela Central 156. No 156, o  credenciado conta com uma equipe de atendentes de segunda a domingo. A ligação é gratuita e as solicitações são respondidas por telefone ou e-mail.

As informações de agendamentos e cancelamentos são utilizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e pela empresa contratada para o planejamento, programações, rotas e encaixes eventuais.

Para este trabalho são considerados, na priorização do atendimento, a vulnerabilidade social, o grau de severidade da deficiência e os motivos da utilização do transporte, abaixo discriminados:

I - tratamento de saúde e programa de reabilitação
II - educação especial
III - educação comum
IV - trabalho
V - social
VI - esporte e lazer

Para o dia-a-dia da operação, a empresa contratada prestadora do serviço disponibiliza o número 3042-1057 para contato direto com os credenciados e seus responsáveis. Essa canal de atendimento facilita a solicitação de alteração de endereço, ajuste de horários, informe de ocorrências, entre outros.