São José se destaca no Estado pela qualidade no sistema viário
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Novo asfalto da Avenida Andrômeda. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-12-2019
A nova pavimentação da Avenida Andrômeda, uma das principais vias da cidade, foi um dos investimentos em infraestrutura em mobilidade urbana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma pesquisa feita pela Indsat, instituto que analisa indicadores de satisfação dos serviços públicos, e divulgada terça-feira (14), mostrou que São José dos Campos tem mantido a qualidade do trânsito, transporte público e do asfalto do município, liderando os segmentos entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

No levantamento referente ao quarto trimestre de 2019, a cidade foi a única a conseguir grau médio de satisfação (acima de 500 pontos) nos três seguimentos e manteve a primeira colocação, assim como no terceiro trimestre do ano passado.

No Transporte Público, o município atingiu 644 pontos, ficando a frente de Osasco, segundo colocado com 589 pontos, Sorocaba (582), São Bernardo do Campo (534), Santo André (526) e Ribeirão Preto (512).

No segmento Qualidade do Asfalto, São José obteve nota 596 e ficou a frente de Santo André (512), São Bernardo do Campo (504), Sorocaba (490), Campinas (448) e Osasco (442).

Já no quesito Trânsito, a cidade alcançou os 528 pontos, sendo a única a atingir grau médio de satisfação. As demais cidades obtiveram baixo grau de satisfação. São elas: Sorocaba (480), Ribeirão Preto (465), Santo André (461), Campinas (456) e Mauá (436).

Obras viárias

A atual Administração tem investido em infraestrutura, com a execução de importantes obras viárias, e na manutenção da malha, por exemplo, com o Programa Asfalto Novo. Em paralelo, e para que tudo isso ocorra sem prejudicar o trânsito, a Prefeitura realiza diariamente operações com os agentes da mobilidade para dar fluidez no tráfego.

Essas ações, juntamente com os equipamentos de fiscalização do trânsito, justificam o resultado mostrado pelo Indsat e ajudam principalmente a tornar o trânsito joseense mais seguro. No transporte público, a frota da cidade recebeu ônibus novos em 2019, além da fiscalização feita pela Prefeitura para garantir a qualidade e segurança do ser viço.

O índice de satisfação do Indsat é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 600 pessoas participam das entrevistas.