S. José terá patinetes na Andrômeda e expansão da área de bikes
Atualizado em 20/11/2019 - 10:45
01 ANO BICICLETAS COMPARTILHADAS - 22-10-2019 - LUCAS CABRAL
Serviço de bikes compartilhadas completou um ano em São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes não para de crescer em São José dos Campos e terá mais uma expansão a partir desta sexta-feira (22). Atualmente, a cidade possui cerca de 1.200 bicicletas e 600 patinetes.

De acordo com a empresa Yellow, uma das empresas que operam na cidade e é responsável pela expansão, a partir desta sexta-feira, o serviço de patinetes será expandido para a avenida Andrômeda, na região sul, onde já existem as bicicletas compartilhadas.

Além da chegada dos patinetes à Andrômeda, a área de abrangência do serviço de bikes será expandida para outros bairros da região sul, como o Jardim Oriente, Jardim América, Jardim San Marino e Parque Industrial.

As áreas de abrangência podem ser consultadas na página Bike Sanja, no site da Prefeitura, ou nos aplicativos das empresas que operam o serviço na cidade.

Como funciona

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Credenciamento e educação para o trânsito

Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.