BikeSanja

BikeSanja

Programa de incentivo ao uso da bicicleta que inclui ampliação e conexão da malha cicloviária, bicicletas compartilhadas, uso consciente do modal e legislação.

O Bike Sanja é formado por vários eixos de ação. O educativo, que leva noções de mobilidade urbana e uso consciente e seguro da bicicleta pela população; o legislativo, que irá rever a legislação sobre o tema, como a lei da calçada segura, que deverá se adequar ao uso de bicicletas; o da infraestrutura, que compreende a ampliação e conexão da malha cicloviária da cidade; e o eixo do incentivo ao uso, representado pelo compartilhamento de bicicletas.

Bicicletas e patinetes compartilhados

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bikes e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 1.200 bicicletas, das empresas Yellow e Serttel (Samba), além de 600 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin. Além das regiões sul e oeste, o sistema de bikes e patinetes atende no centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Toda a área de abrangência do serviço pode ser visualizada nos aplicativos das empresas.

As bicicletas inteligentes e os patinetes são equipadas com travas eletrônicas, GPS para localização e chip de comunicação em tempo real. Os equipamentos podem ser utilizados todos os dias da semana, no período das 6h às 23h.

Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Credenciamento e educação para o trânsito

Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Área de abrangência das bicicletas

Área de abrangência das patinetes

Ciclovias

São José dos Campos conta hoje com 96 quilômetros de ciclovias. A previsão é quem 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Próximas ciclovias:

Vidoca – 3,6 km
São Francisco Xavier – 4,5 km
Eixo Astronautas – DCTA – 6 km
Nélson D’Ávila - 2,7km
Bairro ciclável Chácaras Reunidas – 14,63 km
Via Cambuí – 8,6 km (em construção)
Via Jaguari – 4 km (em licenciamento ambiental)
Ponte Maria Peregrina – 0,35 km
Passarela Ponte Minas Gerais – 0,38 km

Mapa cicloviário