BikeSanja

Programa de incentivo ao uso da bicicleta que inclui ampliação e conexão da malha cicloviária, bicicletas compartilhadas, uso consciente do modal e legislação.

O Bike Sanja é formado por vários eixos de ação. O educativo, que leva noções de mobilidade urbana e uso consciente e seguro da bicicleta pela população; o legislativo, que irá rever a legislação sobre o tema, como a lei da calçada segura, que deverá se adequar ao uso de bicicletas; o da infraestrutura, que compreende a ampliação e conexão da malha cicloviária da cidade; e o eixo do incentivo ao uso, representado pelo compartilhamento de bicicletas.

Bicicletas compartilhadas

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bikes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

As bicicletas inteligentes são equipadas com travas eletrônicas, GPS para localização e chip de comunicação em tempo real, além de baterias solares para alimentação dos dispositivos.

Atualmente o sistema conta com 500 bicicletas no centro expandido da cidade, além das 50 que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). As bicicletas poderão ser utilizadas todos os dias da semana, no período das 6h às 23h.

Em São José dos Campos o sistema de locação de bicicletas funciona com duas empresas a Yellow e a Serttel (Mobilicidade). Ambas operam por meio do aplicativos de celular. Porém, a Yellow conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Valor

  • Por tempo de uso: R$ 1,00 a cada 15 minutos de uso

Para conhecer as promoções de cada empresa, o usuário deve utilizar o app.

Ciclovias

São José dos Campos conta hoje com 96 quilômetros de ciclovias. A previsão é quem 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Próximas ciclovias:

Vidoca – 3,6 km
São Francisco Xavier – 4,5 km
Eixo Astronautas – DCTA – 6 km
Nélson D’Ávila - 2,7km
Bairro ciclável Chácaras Reunidas – 14,63 km
Via Cambuí – 8,6 km (em construção)
Via Jaguari – 4 km (em licenciamento ambiental)
Ponte Maria Peregrina – 0,35 km
Passarela Ponte Minas Gerais – 0,38 km

Mapa cicloviário