São José enfrenta Caucaia (CE) no Dia do Desafio
Atualizado em 29/05/2019 - 02:14
O Dia do Desafio é considerado a maior campanha de incentivo à atividade física do mundo
Dia do Desafio é considerado a maior campanha de mobilização para a prática esportiva do mundo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Esta quarta-feira (29) promete movimentar grande parte da população de São José dos Campos. Será o 25º ano de participação do município no Dia de Desafio. O evento é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis.

Mais do que competição, o Dia do Desafio busca promover integração e cooperação. Organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em todo o continente americano, a atividade é considerada a maior campanha do mundo de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas.

A Prefeitura de São José dos Campos participa do Dia do Desafio por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Foram criadas 41 atividades de esporte e lazer, em todas as regiões da cidade, entre 6h e 22h, envolvendo de crianças a idosos, pertencentes às mais diversas áreas de atividade.

São José x Caucaia

Segundo o regulamento, desde 2018, os confrontos entre cidades se repetirão por três anos consecutivos. A adversária é Caucaia, no Ceará, que foi a vencedora no ano passado. A disputa entre as duas cidades foi definida por sorteio.

Vence o desafio a cidade que movimentar o maior percentual de sua população. No ano passado, São José dos Campos mobilizou 236.831 participantes, o equivalente a 38% de sua população, enquanto Caucaia mobilizou 167.661 participantes, atingindo 46% de seus habitantes, segundo o censo demográfico de 2010. De acordo com o regulamento, a participação de cada pessoa conta um ponto para o resultado final da cidade.

Segundo o professor Ito Naressi, coordenador do evento em São José há cerca de 20 anos, o engajamento de toda a população é fundamental.

“É importante que as pessoas divulguem o evento junto aos familiares, amigos de trabalho, de escola e vizinhos. Além disso, todos podem programar atividades físicas ou esportivas de maneira individual ou em grupo, mobilizando o maior número de pessoas”, explica Naressi.

Após uma atividade individual ou coletiva, é imprescindível levar a informação para a coordenação do Dia do Desafio, entre 0h e 21h, através do e-mail assessoriaesportes@sjc.sp.gov.br, ou ligando na Central 156, que funciona 24 horas.

Veja aqui a programação oficial do Dia do Desafio.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida