Caminhada do Maio Amarelo anima alunos da região sudeste
Atualizado em 16/05/2019 - 19:36
GINCANA ESCOLAR MAIO AMARELO EMEF LUCIA PEREIRA - 16-05-2019 - LUCAS CABRAL
Na caminhada, os alunos, acompanhados dos professores, percorreram cerca de 800 metros - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Emef Lucia Pereira Rodrigues, do Jardim Santa Fé, região sudeste de São José dos Campos, realizou na tarde desta quinta-feira (16) uma caminhada com os alunos do 1º ao 5º ano. O objetivo foi chamar a atenção para o trânsito seguro. A atividade faz parte do desafio desta semana da 1ª Gincana Escolar, uma das ações do Maio Amarelo na cidade.

Na caminhada, os alunos, acompanhados dos professores, percorreram cerca de 800 metros, passando pelas ruas Maria de Lourdes de Andrade Coltro, Norma Sueli Junqueira Pereira, Roberto Aparecido Cruz e Itatiaia. Todo o trajeto foi acompanhado por um agente de mobilidade que orientava os condutores da região.

Se o objetivo era chamar a atenção para o Maio Amarelo, a criançada conseguiu. Cantando a música tema do programa Sinal de Gentileza e uma criada por eles (“Motorista consciente evita acidente!”), a cada metro percorrido, moradores da região, em suas casas ou na rua, tiravam o celular do bolso para registrar o momento.

A diretora da escola, Amarilda Avelar Lopes dos Santos, aprovou a atividade. “Muito legal. É importante incentivar as crianças a aprender sobre a segurança no trânsito. Depois, eles cobram os pais. A criançada tem gostado”, disse.

Todas as unidades escolares participantes da gincana contam com um grupo de mentores, formado por estudantes voluntários da Univap (Universidade do Vale do Paraíba). A estudante de engenharia aeronáutica, Mayara Vitória Ferreira da Silva, de 18 anos, é uma delas.

“É a primeira vez que participo de um projeto de extensão e tem sido muito interessante essa interação com as crianças. Com certeza irá ajudar a evitar acidentes”, afirmou a estudante que sabe da importância de chamar a atenção para as vidas no trânsito.

“Na minha família já teve acidente que resultou em morte, por isso me propus a participar. Ensinar as crianças é um meio para evitar acidentes e serem bons motoristas no futuro. Elas já entram no carro e já colocam o cinto, podem cobrar o pai que está no celular”, completou Mayara.

Gincana

Neste ano, dentre as diversas ações e atividades do Maio Amarelo (veja a programação), a cidade realiza a 1ª Gincana Escolar, em oito escolas públicas, com o envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos.

Além da Emef Lucia Pereira Rodrigues, também participam as escolas municipais Álvaro Gonçalves (Campos dos Alemães), Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial) e Elizabete de Paula Honorato (Jardim Mariana 1). Outras quatro escolas estaduais também participam das ações.

O encerramento e final da Gincana acontecerá em 29 de maio, das 13h às 17h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.