Campanha Sinal de Gentileza aborda mais de 2.000 pessoas
Atualizado em 08/04/2019 - 17:02
Campanha Sinal de Gentileza - dê preferência ao pedestre. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-03-2019
Agentes de trânsito têm orientado a população sobre a campanha - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em pouco mais de uma semana, mais de 2.000 pessoas foram abordadas pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana para conscientização da Campanha Sinal de Gentileza, iniciada em 28 de março com o objetivo de melhorar a relação entre motoristas e pedestres.

Para isso, diversas ações têm sido feitas nas principais ruas e avenidas da cidade, onde agentes de trânsito distribuem material de divulgação e orientam pedestres e motoristas a respeitarem, principalmente, a faixa de pedestre não semaforizada. Até a última sexta-feira (5), as ações foram concentradas principalmente na avenida Juscelino Kubitscheck, região leste, e na rua Quinze de Novembro, no centro da cidade.

Já no domingo (7), 620 pessoas foram abordadas em uma ação durante a 14º Caminha Agita São José, realizada pela APM (Associação Paulista de Medicina) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

As ações continuam nesta semana, com o foco na avenida Cassiopéia, região sul, e no cruzamento das ruas Sete de Setembro com a Rubião Júnior. Na sexta-feira (5), a campanha recebeu o apoio das principais forças de segurança, diretores de escolas particulares e representantes da sociedade civil organizada.

A campanha também já foi apresentada aos diretores municipais de ensino de São José dos Campos.

Etapas
O programa #Sinal de Gentileza contará com várias etapas, em todas as frentes de atuação: comunicação, educação, engenharia e fiscalização.

As ações de engenharia incluem implantação de travessias elevadas, rampas de acessibilidade, iluminação das faixas de pedestre, melhorias nos tempos de travessia e implantação de semáforos com botoeiras.

No eixo fiscalização, a verificação das infrações que interferem ou comprometem o deslocamento e segurança dos pedestres será intensificada após três meses de campanha.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×