Mercadão Vivo e City Tour São José movimentam o centro da cidade
Atualizado em 26/01/2019 - 10:14
Mercadão Vivo (música e artesanato). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 22-12-2018
O Grupo Sopro Caipira, de São Luiz do Paraitinga, será uma das atrações neste sábado do Mercadão Vivo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O programa Mercadão Vivo deste sábado (26), no período das 11h às 13h30, vai contar com a apresentação musical do Sopro Caipira -- um grupo instrumental de São Luiz do Paraitinga que traz, em seu repertório, um resgate dos clássicos da música caipira raiz, além de choros, sambas, dobrados, entre outros. Tudo isso de forma descontraída, com improvisos e nuances que proporcionam um caráter irreverente para os shows.

Os músicos constroem coletivamente os arranjos, e, para além das canções tradicionais, dão um enfoque especial para a obra de Elpídio dos Santos, bem como de outros compositores luizenses e também algumas autorais.

Além da atração musical, o Mercadão Vivo promove também, a partir das 9h, a feira de artesanato na Travessa Chico Luiz (ao lado do Mercado Municipal). Também fica disponível aos interessados a visitação ao Museu de Arte Sacra, que funciona junto à Capela Nossa Senhora Aparecida. Toda a programação é gratuita.

A feira de artesanato é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Já a programação musical integra o projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O programa Mercadão Vivo é realizado desde julho passado.

A partir deste sábado, o Mercadão Vivo vai integrar o roteiro de um novo programa da Prefeitura -- o  City Tour São José/Passeando pelo centro histórico da cidade, promovido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. O objetivo é apresentar para os munícipes e turistas, os principais pontos históricos da área central de São José dos Campos por meio de caminhada, sob a orientação de monitores de turismo.

O trajeto turístico é gratuito e dura em torno de duas horas. O programa acontecerá todos os sábados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela Central 156.

Colaborou: Jornalista Avelino Israel, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo