Escolas municipais realizam atividades de transição para alunos do 1º ano
Atualizado em 08/02/2019 - 17:17
Transição Escolar na Volta as Aulas 07 02 2019
Alunos do 1º ano do ensino fundamental na Emef Profª Luzia Levina Aparecida Borges, foram recebidos com atividades lúdicas e brincadeiras - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Para a tranquilidade dos pais e dos alunos, a Prefeitura de São José dos Campos realiza um método diferenciado de transição para que a migração do pré II para o ensino fundamental seja prazerosa. O processo transitório inicia em novembro do ano anterior e prossegue nesses primeiros dez dias do início do ano letivo.

Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas visitas dos alunos da educação infantil às escolas de ensino fundamental. A ação contou com palestras, apresentação teatral e roda de conversa.

Nesta semana, na Emef Profª Luzia Levina Aparecida Borges, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul, região sul, cerca de 100 alunos que estão ingressando no primeiro ano do ensino fundamental foram recebidos com atividades lúdicas e brincadeiras tradicionais que incluíram a participação das famílias dos estudantes.

Ex-aluna da Emef Profª Luzia Levina Aparecida Borges, Verônica Duarte aprovou a oportunidade de brincar com a filha Manuela no pátio da escola. “Manuela estava apreensiva com a troca de escola, a minha presença aqui vai contribuir muito com o processo de alfabetização dela”, pontuou.

Yasmin Vitória já demostrava bastante intimidade com o novo ambiente escolar. Para a avó Maria Bento dos Santos, a tarde na escola proporciona tranquilidade para toda família. “É muito bom, a gente conhece o ambiente, a família inteira fica tranquila, senti saudade da época que levava meus filhos pequenos na escola”, contou.

Rose da Silva destacou a iniciativa como uma boa oportunidade para interagir com o filho Ruan. “É uma escola que eu sempre desejei que meu filho estudasse, as referências são boas. Essa prática da Prefeitura deixa as crianças mais seguras".

Neste ano, cerca de 8 mil alunos da rede municipal migraram da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. O ensino fundamental é compartilhado entre as redes estadual e municipal. A area de abrangência de até dois quilômetros e disponibilidade de vaga são os critérios que definem onde o aluno vai cursar o ensino fundamental.

Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

O processo de transição na rede municipal segue orientação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que prevê atividades lúdicas e orientação no processo de transição.

A proposta da Secretaria de Educação e Cidadania de São José conta ainda com informativo e um folder com 15 dicas para pais, alunos e toda comunidade escolar.