Voluntários se unem para limpeza dos parques Senhorinha e Alambari
Atualizado em 15/09/2018 - 14:08
Limpeza do Parque Senhorinha na região sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 15-09-2018
Equipe do Instituto Lixo Zero Brasil e moradores do entorno do Senhorinha se mobilizaram neste sábado (15) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Os parques Senhorinha e Alambari, nas regiões sul e leste de São José dos Campos, receberam cerca de 100 voluntários em uma grande mobilização na manhã deste sábado (15). Os participantes, do Instituto Lixo Zero Brasil, além de moradores de bairros próximos, recolheram lixo e resíduos acumulados nesses locais. 

A ação, que contou com o apoio estrutural da Prefeitura de São José dos Campos, foi motivada pelo movimento Limpa Brasil e pelo Dia Mundial de Limpeza, comemorado em 15 de setembro. A Administração forneceu sacos de lixo, luvas e o transporte dos resíduos recolhidos.

Os cidadãos se reuniram por volta de 9h30 e iniciaram o trabalho de recolhimento de copos, sacos e utensílios domésticos que estavam espalhados próximo à nascente do córrego Senhorinha e nos ambientes dedicadas ao reflorestamento e preservação da mata nativa no Alambari. Ambos os parques têm a função de proteger áreas de preservação permanente (APP).

Leonardo Magno, sustentabilista e membro do movimento Juventude Lixo Zero de São José desde outubro de 2013, destacou a importância da ação deste sábado, recordando a conscientização do Dia Mundial da Limpeza.

"A gente sabe que é uma quebra de paradigmas, uma mudança de hábito das pessoas nessa questão do resíduo. Então, especificamente hoje, escolhemos o Senhorinha, mas identificamos outras áreas para realizarmos mais ações como essas", afirmou Magno.

O Dia Mundial de Limpeza é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários em todo o mundo para a limpeza de bairros, praias, praças e parques. Surgiu na Suécia, em 2008, através de Paul Madison, líder da Aliança Internacional do Lixo Zero, e já percorreu mais de 140 países.

Parques Urbanos
Tanto o Senhorinha como o Alambari têm a função de proteger áreas de preservação permanente (APP) de córregos urbanos e proporcionar a integração com a comunidade.

O Senhorinha é um parque linear, com 4.738 metros de extensão, que vai da nascente do córrego do Senhorinha, no Dom Pedro 2º, até as proximidades da Avenida Guadalupe. Contribui com a drenagem das águas pluviais e a recarga dos aquíferos subterrâneos. Tem pista de caminhada e estações que abrigam equipamentos de ginástica, áreas com brinquedos e mobiliários urbanos.

Com uma área de mata nativa e reflorestamento voltada ao lazer contemplativo, o Parque Alambari tem 11,7 hectares. Conta com trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica, campo de futebol, vestiário e quadra.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade