Conexão terá destaque para o esporte e o lazer no Dia do Desafio
Atualizado em 29/05/2018 - 14:59
Conexão Juventude  no Centro da Juventude
Campeonatos de skate e BMX estão entre as atrações do evento no Centro da Juventude, na região sul - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A 8ª edição do Conexão Juventude, programada para esta quarta-feira (30), Dia do Desafio, colocará o esporte como ponto alto do evento no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América).

Vencedora de 16 edições, São José terá como adversária neste ano para o Dia do Desafio o município de Caucaia, do Ceará, que tem pouco mais de 360 mil habitantes (IBGE/2017).

Com início às 14h, o pavilhão da unidade será embalado por clínicas esportivas ministradas por profissionais do programa Atleta Cidadão, maratona de artes marciais, campeonatos de esportes radicais, roda de capoeira e aula aberta de Urban Mix™. As atividades devem ir até 21h, horário do término da contagem de pontos do Dia do Desafio.

O espaço montado exclusivamente para as clínicas terá uma surpresa: alguns atletas da equipe masculina de alto rendimento do São José Basketball estarão presentes para atender os fãs e falar sobre as regras, teorias e movimentos básicos da modalidade.

Além da bola ao cesto, o rugby também marcará presença com professores do Atleta Cidadão que atenderão cidadãos de todas as idades que queiram aprender mais sobre o jogo.

Já a maratona de artes marciais, coordenada pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, começará logo cedo, a partir das 8h, e seguirá até o fim do dia passando pelo judô, jiu jitsu, boxe, hapkidô, kick boxing, karatê, muay thai, sandá e capoeira.

Lazer e cultura
Marcas registradas do Conexão Juventude, as atrações de recreação como brinquedos infláveis, touro mecânico, estande de games e a monitoria dos profissionais da Rua de Lazer estão garantidas.

No placo do pavilhão, shows de pop rock com a Banda Makossa e de pagode com o grupo Brilho no Olhar vão animar o evento. Haverá ainda uma tenda apresentado mais da cultura street, com apresentações de grafite e hip hop, além das caricaturas feitas na hora pelos artistas do Conexão.

A área da cultura e conhecimento será representada ainda pela exposição do Cephatron #1860, núcleo de robótica do Cephas, que é o Centro de Educação Profissional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Todas as atividades realizadas no Conexão Juventude terão o número de participantes contabilizado e enviado para a coordenadoria do Dia do Desafio, ajudando São José dos Campos na disputa.

Mexa-se
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

A proposta do Dia do Desafio é fazer com que os municípios participantes estimulem os cidadãos a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia 30. A competição começa 0h e termina 21h do dia 30. Vence a cidade que registrar mais participações entre os habitantes.

Em 2018, 14 países da América Latina entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. A partir de deste ano, o desafio será trienal, ou seja, joseenses e caucaienses disputarão entre si até 2020.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras. O evento também tem apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida