Dia do Desafio terá edição especial do Conexão Juventude
Atualizado em 28/05/2018 - 17:24
Conexão Juventude no Centro da Juventude zona sul
Centro da Juventude, na região sul, terá diversas atividades físicas gratuitas a partir de 7h desta quarta-feira - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A próxima quarta-feira (30) será de muita atividade física, recreação e lazer pela cidade com a programação que está sendo preparada pela Prefeitura de São José dos Campos para o Dia do Desafio. Vencedora de 16 edições, São José terá como adversária neste ano o município de Caucaia, do Ceará, que tem pouco mais de 360 mil habitantes (IBGE/2017).

Entre os destaques do dia estão a oitava edição de 2018 do Conexão Juventude, a maratona de artes marciais no Centro da Juventude, na região sul, e as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão nas unidades da Casa do Idoso e no Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) no Cejuv.

A programação começará logo cedo, a partir das 7h, com as aulas regulares de modalidades esportivas oferecidas pela Administração nas unidades municipais (poliesportivos, centros esportivos e comunitários, academias ao ar livre e piscinas públicas).

A abertura oficial do evento acontecerá às 8h, no Paço Municipal, com o hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado de São Paulo e do Brasil, com execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar, com participação do Pelotão de Honra do Tiro de Guerra.

No Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul, uma maratona de treinamento cross, que envolve exercícios de força e agilidade, abre os trabalhos a partir das 7h. Uma hora depois começa a Rua de Lazer, uma maratona de artes marciais e a atividade de vôlei sentado entre alunos, pais e professores que trabalham no Integra.

Além da maratona de lutas e da rua itinerante, o pavilhão do Cejuv terá no período da tarde uma edição especial do Conexão Juventude, a oitava do ano. O evento terá clínica esportiva ministrada por profissionais do programa Atleta Cidadão, aula de Urban Mix™, roda de capoeira e campeonatos de esportes radicais numa das melhores pistas de skate e BMX da região.

O itinerário, que seguirá das 14h às 21h, terá ainda shows musicais e atividades culturais em parceria com a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão também se movimenta para agitar as unidades da Casa do Idoso com atrações específicas para os cerca de 6 mil frequentadores das casas centro, leste, norte e sul.

O Dia do Desafio terá ainda como um dos polos a sede do Sesc (Serviço Social do Comércio), onde diversas atividades gratuitas serão desenvolvidas. O espaço está localizado na Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas.

Como participar
Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.

O mundo se mexe
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

A proposta do Dia do Desafio é fazer com que os municípios participantes estimulem os cidadãos a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia 30. A competição começa a 0h e termina às 21h do dia 30. Vence a cidade que registrar mais participações entre os habitantes.

Em 2018, 14 países da América Latina entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. A partir de deste ano, o desafio será trienal, ou seja, joseenses e caucaienses disputarão entre si até 2020.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras. O evento também tem apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.