Mais de 70 pessoas são beneficiadas com avaliações na Vila Tesouro
Atualizado em 18/05/2018 - 17:21
 ATI em Ação na Vila Tesouro. Foto: PMSJC. 18-05-2018
Centro Poliesportivo recebeu equipes do ATI em Ação entre 8h e 10h desta sexta-feira (19) - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A equipe de profissionais do ATI em Ação, programa desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, começou as visitas na região leste com o pé direito nesta sexta-feira (18).

Foram realizadas 76 avaliações físicas básicas gratuitas entre 8h e 10h, no Centro Poliesportivo Vila Tesouro. As mulheres novamente lideraram o perfil de avaliados, com 56 registros. Os homens foram responsáveis por 20 atendimentos.

A grande maioria das pessoas que usufruíram do serviço são cidadãos que frequentam a unidade esportiva com frequência para a prática de caminhada, corrida e ginástica, sendo essa última modalidade com aulas gratuitas no local, oferecidas pela Administração.

Juliana Medeiros, 39 anos, e o marido William Medeiros, de mesma idade, levantaram cedo para deixar o filho mais velho na escola e aproveitaram para caminhar com o caçula Cesar, de apenas 6 meses.

Ao verem o banner do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) próximo à sala de ginástica logo cedo, se animaram e já ocuparam um dos primeiros lugares da fila. Eles aprovaram a iniciativa da Prefeitura.

“É importante (a avaliação), porque se tiver alguma coisa errada, você precisa correr atrás. Quando está legal você vai acompanhando pra saber se está certo, é para se ter parâmetro”, opinou Juliana, que obteve bons resultados quanto ao peso e a circunferência abdominal.

Já o esposo, que disse “puxá-la quase todos os dias para fazer exercícios físicos”, ressaltou a importância de se ter uma meta quanto aos indicadores corporais, visando sempre uma vida mais saudável.

“É legal você ter os indicadores de peso e tal, a questão do IMC e do índice de flexibilidade... A gente começa a fazer atividade e, às vezes, sem tem uma meta a ser estabelecida. Isso ajuda a determinar o quanto precisa de cada coisa para ter um corpo saudável”, falou William.

Quem não pôde comparecer ao Poliesportivo Vila Tesouro terá mais uma chance para saber da própria condição física. Na próxima sexta-feira (25), o ATI em Ação visitará o Centro Esportivo Galo Branco, também na região leste, com atendimentos gratuitos entre 8h e 10h.

Orientações
Qualquer pessoa pode participar das avaliações, que são compostas por testes de flexibilidade e aferição de peso, altura e circunferência abdominal. Basta o interessado conversar com um dos professores no local e aguardar na fila. A sessão termina sempre com a entrega imediata de resultados e orientações dos avaliadores.

Para participar, é recomendado aos homens que estejam vestidos com camiseta, calção e tênis. Já às mulheres é indicado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf
Além das academias ao ar livre atendidas pelo ATI em Ação até o fim de maio, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação
25/5 – Centro Esportivo Galo Branco