Validação de pré-inscrições do Pró-Trabalho vai até esta sexta
Atualizado em 17/05/2018 - 18:07
Pró Trabalho no Estádio Martins Pereira. 14-05-2018
Os candidatos pré-inscritos estão sendo recebidos por equipes da Prefeitura, no estádio Martins Pereira, para apresentação dos documentos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos encerra, às 12h desta sexta-feira (18), o recebimento de documentos de munícipes já inscritos no programa Pró-Trabalho. Os documentos foram solicitados para validação das pré-inscrições, conforme estabelecido pelo decreto 17.760/18. O atendimento aos pré-inscritos está ocontecendo no Estádio Martins Pereira. Nesta sexta-feira, último dia de recebimento da documentação, o atendimento será das 8h às 12h.

O recebimento dos documentos teve início na última sexta-feira (11). Cerca de 50 servidores municipais foram designados para atendimento dos pré-inscritos. O tempo médio de atendimento para validação dos documentos está em torno de cinco minutos. Inicialmente, o recebimento dos documentos estava previsto para ser encerrado nesta quinta-feira (16), porém, para garantir que todos tenham acesso à validação, o atendimento foi prorrogado até esta sexta-feira.

O Pró-Trabalho está sendo coordenado pelas secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Apoio Social ao Cidadão. Serão oferecidas até 2.000 vagas de trabalho temporário. Os participantes, devidamente inscritos, serão selecionados por critérios socioeconômicos, conforme os requisitos estabelecidos. Nessa fase estão inscritos cerca de 4.500 candidatos.

Bolsa-auxílio qualificação

Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período. Os bolsistas trabalharão inicialmente em três áreas distintas da Prefeitura: serviços administrativos, serviços internos e serviços externos. Também para terem direito à bolsa-auxílio, os selecionados deverão participar de cursos de qualificação, que serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

Incentivo às empresas

As empresas sediadas no município que desejarem participar do Pró-Trabalho, contratando os beneficiários como empregados, poderão fazer parceria com a Prefeitura. Conforme o decreto, a empresa contratante terá reembolso pela Prefeitura de metade do valor do salário pago ao bolsista até o limite de R$ 500 mensais pelo período de três meses.

Empreendedorismo e trabalho

Também como parte das ações da Prefeitura de incentivo à empregabilidade e apoio ao empreendedorismo, acontece no próximo sábado (19), no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, das 9h às 18h, a Feira do Empreendedorismo e Trabalho. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição prévia.

A Feira tem como objetivo oferecer aos visitantes um ambiente voltado ao mercado de trabalho com a captação e oferta de empregos, subsídios para qualificação profissional e o fomento às relações entre empresas, entidades, empregadores e empregados.