Parque Interlagos recebe 2ª edição do Programa Conexão Juventude e Ação
Atualizado em 22/03/2023 - 08:54
Primeiro Conexão e Ação - Parque Alambari no Campos de São José. 14-04-2018
Evento levará prestação de serviços à população, como corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho e confecção de currículos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Cultura, lazer, esporte e prestação de serviços. O Conexão Juventude e Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, será responsável por levar tudo isso neste próximo sábado (16) à população do Parque Interlagos, na Praça Ayrton Senna da Silva, na região sul.

O evento, programado para acontecer das 14h às 19h, será o segundo organizado neste modelo especial, com foco em colocar à disposição do público serviços básicos gratuitos. O primeiro ocorreu em abril, no Parque Alambari, no Campos de São José, na região leste.

Nesta edição, os destaques ficarão por conta de tendas de atendimento ao público sobre manutenção, trabalho assistência jurídica. Para os jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, a Prefeitura montará duas tendas, sendo uma para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outra para confecção de currículos.

A emissão da carteira profissional será coordenada por funcionários do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e as orientações e dicas sobre como redigir um bom currículo estará sob a tutela dos profissionais do programa Qualifica São José.

A Prefeitura montará também uma tenda de atendimento da Secretaria de Manutenção da Cidade, que receberá reclamações e sugestões da população sobre ruas, praças, unidades esportivas e outros próprios públicos que estejam com problemas nos bairros.

Segundo os organizadores do Conexão, a ideia com a tenda é levar o serviço do telefone 156 para mais perto dos cidadãos que subutilizam ou desconhecem a ferramenta de comunicação com a Prefeitura.

Aos munícipes que precisam de apoio jurídico, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também terá um espaço gratuito para prestar atendimento público, tirando dúvidas sobre processos de qualquer natureza (trabalhista, tributário, criminal, entre outros).

Fora as novidades, o Conexão Juventude e Ação terá ainda avaliações físicas básica coordenadas pelo Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física), corte de cabelo, cadastramento no CRAS – (Centro de Referência de Assistência Social) e no ID Jovem, entre outros.

Imersão musical
Marca do evento, a programação musical do Conexão Juventude será reforçada mais uma vez por artistas de diferentes gêneros, deixando o palco principal eclético.

Na controladora, a DJ Ludimila – 14h às 15h – fará o ‘esquenta’ do Conexão e animará o público com muita música eletrônica. Para os apaixonados pelo pandeiro e cavaquinho, o Grupo Brilho no Olhar – 16h às 17h30 – será a atração para não deixar passar. Com o violão, o destaque vai para a Gaby Hadassa – 17h30 às 19h –, cantora sertaneja em ascensão na cena do Vale do Paraíba.

A festa na Praça Ayrton Senna da Silva terá ainda um ‘aulão’ aberto de Urban Mix™ – 15h às 16h –, tenda de games antigos e atuais, clínica de rugby ministrada pelo corpo técnico do programa Atleta Cidadão, exposição de robótica do Cephas e Rua de Lazer.

Vitrine para a juventude
O Conexão Juventude dá espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.

Inspirado no antigo Ação Juventude, a edição especial do Conexão Juventude e Ação tem o objetivo de dar oportunidade de acesso às diversas atividades socioeducativas, além de oferecer serviços básicos à população que não tem a oportunidade de usufruir dos mesmos ou que os desconheça.

Neste ano, o evento já teve oito edições e visitou as regiões sul, leste, sudeste e norte. Em 2017, o Conexão passou por todas as regiões do município, incluindo Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Em 10 edições no ano passado, mais de 17 mil pessoas participaram das atividades.