Mais de 25 mil são vacinados no sábado contra a febre amarela
Atualizado em 29/01/2018 - 13:50
3º Dia de Vacinação contra a Febre Amarela - Ubs Jardim Paulista
O posto do Jardim Paulista recebeu um grande número de pessoas no primeiro fim de semana da campanha - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No primeiro fim de semana de unidades básicas de saúde abertas, neste sábado (27), foram vacinadas contra a febre amarela 25.818 pessoas em São José dos Campos: 25.150 receberam a dose fracionada de 0,1 ml e 668 a dose padrão de 0,5 ml. Neste domingo (28), as 40 UBSs voltam a abrir, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.

Em três dias de campanha, foram imunizadas 82.905 pessoas na cidade, sendo que 80.402 receberam a dose fracionada e 2.503 a dose padrão. O município recebeu um estoque de 509 mil doses do Governo do Estado, responsável pela distribuição.

Um dos locais de grande movimentação no terceiro dia da campanha foi a unidade básica do Jardim Paulista. Moradores do bairro, das adjacências e até de outras regiões aproveitaram o sábado livre para tomar a vacina.

"Foi muito importante a Prefeitura abrir o posto de saúde especialmente para a vacina, pois é o tempo que tive para vir, já que trabalho durante a semana", destacou André Almeida, morador do Flamboyant (região sudeste).

Outro munícipe que compareceu à UBS do Jardim Paulista foi José Benedito Domingues, da Vila Industrial (leste). Acompanhado da mulher, Maria Aparecida, ele elogiou o trabalho dos servidores municipais da unidade e voluntários. "Nota 10 pelo atendimento, pela vacina, pela segurança nas informações", acentuou.

A campanha de vacinação fracionada, que pretende imunizar mais de 500 mil pessoas em São José dos Campos, prossegue até 17 de fevereiro. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se tiver).

Recebem a dose padrão crianças de 9 meses a 2 anos, pessoas com condições especiais de saúde e viajantes internacionais, mediante apresentação da passagem para países que exigem a carteira internacional de vacinação contra a febre amarela.

A Prefeitura preparou uma força-tarefa com cerca de 1.000 servidores públicos e voluntários para atender toda a demanda. Essa é a maior campanha de vacinação já realizada na cidade, pois a meta é imunizar mais de meio milhão de pessoas.

Quem pode receber a vacina

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças com menos de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses, pessoas imunodeprimidas – como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de lúpus e artrite reumatoide, por exemplo) –, pessoas que apresentam condições clínicas especiais e não foram avaliadas pelo médico, transplantados e pessoas com história de reação alérgica grave a ovo. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Dias e horários da campanha

- 28 de janeiro (domingo) – 8h às 17h

- 29 de janeiro a 2 de fevereiro (segunda a sexta-feira) – 7h às 17h