Avaliações físicas nas academias ao ar livre retornarão em abril e maio
Atualizado em 02/02/2018 - 15:19
Programa Viva Melhor  Parque Alberto Simões
"ATI em Ação" realizará testes de flexibilidade e aferição de circunferência abdominal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Após mais de 800 avaliações em 2017, a ação integrada entre o Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e o programa Cidade em Movimento, da Prefeitura de São José dos Campos, retornará nos meses de abril e maio.

O “ATI em Ação” vai levar avaliações físicas básicas gratuitas aos cidadãos que passarem por academias ao ar livre das regiões sul, centro-oeste, norte e leste. Os profissionais da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida visitarão cada região duas vezes, em locais distintos.

As equipes atenderão os munícipes das 8h às 10h nos centros poliesportivos Campo dos Alemães e João do Pulo (sul), no Parque Santos Dumont e na praça da Rua Durvalina Simões, no Jardim das Indústrias (oeste), e no Centro Comunitário Alto da Ponte e Parque da Cidade (norte).

Terminado o período de visitas do ATI em Ação, as equipes voltarão aos locais em setembro e outubro. A lacuna de quatro meses é usada pelos avaliadores para mensurar a evolução dos munícipes em cada item da avaliação.

Cada sessão, que dura em média cinco minutos, engloba a aferição de peso, altura, circunferência abdominal, realização de testes de flexibilidade e tem entrega imediata da ficha com os resultados. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

Para participar, o interessado deve ir à academia ao ar livre e falar com um dos profissionais. Antes das avaliações haverá uma atividade de alongamento monitorada pelo professor que atende a academia regularmente.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Polos do Cmaf

Além das academias ao ar livre que serão atendidas, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local, que pode ser conferido aqui. O atendimento é de segunda a sexta-feira e o horário varia de acordo com cada unidade.

ATI em Ação – avaliações primárias

Região sul
6 de abril
Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (Rua Valter Dellu, s/n)

13 de abril
Centro Poliesportivo João do Pulo (Avenida Perseu, 180, Jardim Satélite)

Região centro-oeste
20 de abril
Parque Santos Dumont (Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000 ,Vila Ady Ana)

27 de abril
Jardim das Indústrias (Rua Durvalina Simões, s/n)

Região norte
4 de maio
Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, s/n)

11 de maio
Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana)

Região leste
18 de maio
Centro Poliesportivo Vila Tesouro (Rua Bento Pinto da Cunha, 381)

25 de maio
Centro Esportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrósio Molina, s/n)

Cuidados na Academia ao Ar Livre

  • Utilizar roupas adequadas para a pratica de atividade física, como camiseta, calça ou short confortáveis e tênis;
  • Fazer uma refeição leve antes do treino;
  • Proibido a utilização por crianças menores de 12 anos, nem mesmo com a supervisão dos pais;
  • Proibido colocação de qualquer objeto ou pessoa, bem como uso de materiais diversos nos aparelhos da academia, com a finalidade de aumento de peso de resistência nos mesmos.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida