Memórias e Vivências debate sobre a gestão de parques públicos
Atualizado em 04/08/2018 - 15:44
Parques
Durante o encontro, será discutida a importância das áreas voltadas à construção, patrimônio cultural, preservação e valorização do Parque Municipal Roberto Burle Marx - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste sábado (4), às 10 horas, na Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana), o lançamento do programa Memórias e Vivências. O evento é organizado pela Secretaria de Governança.

Um grupo de especialistas nas áreas de arquitetura, paisagismo, administração pública e economia criativa participará de uma roda de conversa. Neste grupo, estão os arquitetos José Tabacow e Ricardo Veiga e os administradores públicos Victor Hugo e Ana Paula Fonseca.

Durante o encontro, será discutida a importância das áreas voltadas à construção, patrimônio cultural, preservação e valorização do Parque Municipal Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade. O destaque do evento será debater sobre a importância da participação da iniciativa privada na gestão de parques públicos.

O objetivo é estimular a criação de políticas de geração e atração de empresas, como parceiras estratégicas para gerenciar bens que estão à disposição da coletividade, promovendo de maneira compartilhada a responsabilidade e envolvimento entre o setor público e o privado, como previsto no Edital sobre Organização Social

Parque da Cidade

O tratamento paisagístico do Parque da Cidade foi desenvolvido por Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, de reconhecimento internacional.

O Parque da Cidade possui uma ampla área verde com espécies arbóreas declaradas imunes de corte (palmeiras imperiais, macaúbas e seafortias), que vai de encontro com preocupação de Burle Marx com a preservação da flora brasileira. Em 1996, foi tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental e Cultural).

Roberto Burle Marx

A data do encontro, no dia 4 de agosto, foi escolhida como uma homenagem ao aniversário de nascimento de Roberto Burle Marx, arquiteto e paisagista, renomado internacionalmente.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×