Geoprocessamento

Geoprocessamento

Mapas, plantas e cartas topográficas

Conceito

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados, associados a uma referência geográfica (georreferenciados). Utiliza programas de computador que permitem a manipulação, edição e geração de informações associadas às coordenadas geográficas em uma base cartográfica (mapas, plantas, cartas topográficas). Tais informações são organizadas e armazenadas em um banco de dados constituindo um sistema de informações geográficas, o SIG (Sistema de Informações Geográficas).

 

Assessoria de Geoprocessamento

Responsável pela implantação, coordenação e atualização do Sistema de Informações Geográficas, que compila informações de todas as Secretarias, Autarquias e Fundações em um único banco de dados.

Idealizado para aperfeiçoar o trabalho dos servidores, com armazenamento e gerenciamento de um grande volume de informações espaciais, capaz de sistematizar dados e reduzir redundâncias, subsidiando à tomada de decisões de planejamento e gestão com maior velocidade e segurança.

Pensando na democratização dessas informações, a Prefeitura de São José dos Campos disponibiliza a população via download dados vetoriais atualizados semestralmente.

Estes dados trazem informações atualizadas, dentre elas, a planta de ruas, hidrografia, estradas municipais e rodovias, Novas informações poderão ser inseridas e editadas, montando assim um banco de dados personalizado que contemple as necessidades do usuário.

Mantendo o objetivo de divulgar informações de forma igualitária e organizada, os dados disponibilizados oferecem a população a possibilidade conhecer e visualizar de maneira objetiva todo o território da cidade. Este novo banco contém as informações mais solicitadas pelos munícipes de São José dos Campos.

 

ARRUAMENTO

PERÍMETRO URBANO

BAIRRO

CARTA GEOTÉCNICA

CONE AERÓDROMO

DISTRITOS

HIDROGRAFIA

LIMITE MUNICIPAL

LOGRADOURO

REGIÕES GEOGRÁFICAS

ZONEAMENTO / CORREDORES


PLANO DIRETOR (LEI 612/2018)

PERÍMETRO URBANO E RURAL

MACROZONEAMENTO RURAL

MACROZONEAMENTO URBANO

REGIÕES GEOGRÁFICAS URBANAS

SETORES SOCIOECONÔMICOS

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO

CENTRALIDADES

MACROESTRUTURA VIÁRIA

HIERARQUIA VIÁRIA

CICLOVIÁRIO

SISTEMA DO TRANSPORTE PÚBLICO

ÁREAS URBANAS DE INTERESSE AMBIENTAL

PARQUES URBANOS

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

NÚCLEOS INFORMAIS

ZONA DE DOMÍNIO DE CURSO D'ÁGUA

ÁREAS DE RISCO ASSOCIADO A ESCORREGAMENTOS

Os arquivos podem ser visualizados no software QuantumGIS clique aqui para download.