Biodiversidade

Biodiversidade

Remanescente de Mata Atlântica com enorme riqueza de fauna silvestre preservada.

O Parque Natural Augusto Ruschi está inserido na Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e possui importância importante remanescente representativo da vegetação de Mata Atlântica.

Em seu território estão abrigadas diversas espécies da fauna silvestre nativa e significativa flora regional com enorme presença de Euterpe edulis (palmito-juçara), espécie gravemente ameaçada e explorada de forma ilegal.

Dentre os animais silvestres que tem ocorrência nas matas do Parque Augusto Ruschi estão jaguatirica, cachorro-do-mato, veado catingueiro, cateto, guaxinim, lobo-guará, paca, quati, sagui-da-serra-escuro (com alto grau de ameaça), gavião-pega-macaco, tucano-de-bico-verde, gavião-pombo, anfíbios raros e rica avifauna apreciada por birdwatchers.

Nas trilhas do PNMAR também podem ser apreciadas diversas espécies da flora nativa como o cedro-rosa, copaíbas, ipês, cambarás, embaúbas, canelas, jacarandá, angico e bromélias, marmelinho, além de muitas outras presentes no interior da mata, sobretudo, nas áreas em estágio avançado de regeneração da vegetação nativa.

No PNMAR é encontrado também o sapinho pingo-de-ouro que foi alvo de publicação recente, por se tratar de uma nova espécie, conforme publicação: Oculto pelo nome: Um novo toadlet abóbora fluorescente do grupo Brachycephalus ephippium (Anura: Brachycephalidae), dos autores: Ivan Nunes, Carla S. Guimarães, Pedro Henrique AG Moura, Mariana Pedrozo, Matheus de Toledo Moroti, Leandro M. Castro, Daniel R. Stuginski e Edelcio Muscat. O mesmo sapinho “descoberto” em São Francisco Xavier ocorre nas matas do Parque Augusto Ruschi.

O Biólogo Matheus Moroti, um dos autores do estudo, foi responsável por outra descoberta, esta exclusiva do PNMAR, a do sapinho Scinax cardosoi, tendo sido o primeiro registro da espécie no Estado de São Paulo.

Faz parte da diversidade de espécies do PNMAR o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie ameaçada e que foi alvo de dois anos de monitoramento pelo Biólogo Wagner Lacerda, no âmbito de ações realizadas pela empresa pública Copel. O estudo deu origem à cartilha didática “Conhecendo e protegendo o sagui-da-serra-escuro”, que conta um pouco do Parque e dessa importante espécie de primata. Fique à vontade para fazer a divulgação da cartilha!

×