Observação de aves

Observação de aves

Atividade que gera prazer, conhecimento e proteção da Biodiversidade

São José dos Campos possui enorme riqueza de avifauna presente, inclusive, nas áreas urbanizadas, graças à importante floresta urbana formada por árvores das vias públicas, margens de córregos e em áreas verdes conservadas, além daquelas em áreas particulares.

A observação de aves (birdwatching) é uma atividade livre, que pode ser realizada por qualquer pessoa que dedique tempo e interesse para conhecer os pássaros e contribuir com a produção de conhecimento e informações sobre as várias espécies.

Aqueles que desejam ampliar o olhar sobre esses animais, podem também contar com a programação de projetos ou eventos que estimulam a observação de aves no Município, em Parques Urbanos, Áreas Verdes e em Unidades de Conservação Municipais.

O Distrito de São Francisco Xavier merece destaque em razão do patrimônio natural conservado, no qual já foram registradas 385 espécies distintas de aves. Na área do Parque dos Pássaros, que abriga o antigo Casarão e é de acesso livre, dezenas de espécies podem ser observadas durante o dia, com auxílio de binóculos, olhar atento e do exemplar físico do Guia de Aves de SFX, que foi entregue a cada participante inscrito na primeira edição do Festival Avoando SFX. Graças à repercussão positiva e aumento do interesse de moradores pela atividade de observação de aves, uma nova edição revista e atualizada foi elaborada: o Guia de Aves e Primatas de São Francisco Xavier, contendo, ainda os grupos Felinos e Primatas, estes que também podem ser observados no Distrito de SFX, região privilegiada com a ocorrência de 5 espécies de primatas, três delas muito ameaçadas.

Está disponível, ainda, a publicação viabilizada pelo do Departamento de Turismo - Detur/SJC, o
 Catálogo das 100 aves mais observadas, com imagens coloridas e formato condensado e dobrável.

Existem também plataformas online de observação de aves, como o eBird ou wikiaves que podem ser consultados para conhecer as espécies, sons, características e outros observadores.

Festival Avoando SFX

Realizado pela Prefeitura, a primeira edição do Festival de Observação de Aves de São Francisco Xavier reuniu nos dias 12 a 14 de julho de 2019 os amantes da avifauna, além de curiosos, moradores do Distrito e visitantes. O Festival despertou o interesse de muitas pessoas que puderam participar de palestras, oficinas de fotografia e ilustração científica; todas voltadas para o tema. Foram convidados representantes de entidades voltadas à conservação de aves, como Pedro Develey da Organização SAVE Brasil/Birdlife International) a qual apoiou o evento, Fábio Olmos, Biólogo e fotógrafo de natureza, dentre outros. O evento se estendeu para os Parques Vicentina Aranha, Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) e Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, onde os interessados puderam observar diversas espécies e aproveitar o ambiente privilegiado das áreas naturais.

Com mais de 1.900 espécies registradas, o Brasil é o segundo país em diversidade de aves. Desse total, cerca de 450 vivem em São José, sendo mais de 380 existentes em São Francisco Xavier.

Em 2022, após as restrições impostas durante a pandemia de Covid, São Francisco Xavier recebeu, de 27 a 29 maio, a segunda edição do Avoando SFX. Desta vez, as palestras foram concentradas no auditório da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards e as atividades, todas gratuitas, aconteceram nos três dias do evento, com incursões para avistar aves no Parque dos Pássaros, localizado no Distrito. Essa edição foi realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, com apoio da SAVE Brasil, principal entidade brasileira na área de conservação de aves e realizadora do Projeto Jacutinga, voltado à reintrodução dessa espécie ameaçada em áreas de São Francisco Xavier.

Na 3ª edição do Avoando SFX, agora Festival de Observação e Conservação de Aves, as atividades aconteceram no Distrito de São Francisco Xavier e no Parque Vicentina Aranha, durante 3 dias: 2 a 4 de junho de 2023. Desta vez, o evento foi co-realizado pela Prefeitura e pela SAVE Brasil, que participou ativamente da elaboração da programação e da execução do evento. Durante essa edição foi oferecido um Minicurso sobre observação de pássaros e realizadas diversas saídas de campo, incluindo uma exclusiva para observação de corujas, com apoio da APA Estadual São Francisco Xavier e destaque para a área da Unidade de Conservação RPPN Alto do Deco, na qual houve atividade de observação de aves. Constaram, ainda, da programação, palestras sobre importantes temas relacionados à conservação de aves no Brasil, além das rodas de conversa e presença de mulheres que trabalham com conservação na região e da Dra. Karen Strier, importante conservacionista e primatóloga, que comemorou, nesse ano, 40 anos de dedicação aos estudos e conservação de muriquis.

Observatório de Aves – Parque Vicentina Aranha

Em 2014, foi iniciado o Observatório de Pássaros, no Parque Vicentina Aranha, desenvolvido pelo Médico Veterinário Vagner Camilotti. O projeto de popularização da atividade de observação de aves ao ar livre foi fomentado pela Associação para o Fomento da Arte e Cultura – AFAC, que contribuiu com binóculos e doação de exemplares da primeira edição do Guia de Aves vicentina com as mais de 80 espécies encontradas no Parque. Com isso essas importantes ferramentas, os visitantes podem observar e identificar os pássaros que encontrarem pelo trajeto.

Para mais informações, consultar a página das atividades fixas do Parque Vicentina Aranha.

CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti

O Centro Ambiental Edoardo Bonetti, movido pela ideia de disseminar a atividade de Observação de Aves, tanto para fins de lazer como educativos, produziu, em 2018,  o Guia de Aves do CAEB. O Guia contempla as espécies da avifauna ocorrentes na área do Centro Ambiental e visa proporcionar uma experiência prazerosa, por meio do birdwatching, com o mundo natural e a biodiversidade brasileira. O CAEB realiza atividades de observação guiada por meio de agendamento, para grupos e escolas.

Passarinhadas em SFX com a SAVE Brasil

Com o objetivo de estimular, sobretudo, crianças a observarem aves em ambientes abertos e em contato com áreas naturais, a SAVE Brasil — responsável pelo projeto de conservação da jacutinga (Aburria jacutinga) desenvolvido há 8 anos no Distrito — em parceria com a Diretoria de Turismo da Prefeitura de São José dos campos, tem feito saídas com alunos da Escola Mercedes Rachid e com moradores de SFX, em dias variados, com acompanhamento e empréstimo de binóculos. Fique de olho para novas saídas e conheça outras iniciativas da SAVE Brasil em www.savebrasil.org.br .

×