Observação de aves

Observação de aves

Atividade que gera prazer, conhecimento e proteção da Biodiversidade

São José dos Campos possui enorme riqueza de avifauna, presente inclusive nas áreas urbanizadas, graças à importante floresta urbana formada por árvores das vias públicas, nas margens de córregos e em áreas verdes conservadas.

A observação de aves é uma atividade livre, que pode ser realizada por qualquer pessoa que dedique tempo e interesse para conhecer os pássaros e contribuir com a produção de conhecimento e
informações sobre as várias espécies.

Aqueles que desejam outro olhar sobre esses animais, podem também contar com a programação de projetos ou eventos que estimulam a observação de aves no Município, em Parques Urbanos, Áreas Verdes e em Unidades de Conservação Municipais. 

Festival Avoando SFX

Realizado pela Prefeitura, o Festival de Observação de Aves de São Francisco Xavier, reuniu nos dias 12 a 14 de julho de 2019, amantes da avifauna e despertou a curiosidade de muitas pessoas, que puderam participar de palestras, oficinas de fotografia e ilustração científica, todas voltadas para o tema, com a presença de Pedro Develey (SAVE Brasil/Birdlife International, que apoiou o evento), Fábio Olmos, dentre outros. O evento estendeu-se para os Parques Vicentina Aranha, Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) e Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, onde os interessados puderam observar aves, utilizando binóculos e exemplares do Guia de Aves de SFX, entregue a cada participante inscrito no evento.

Considerando que as atividades foram em ambiente aberto, em sua maioria, a segunda edição do evento deve ser realizada, ainda, neste ano de 2021! Confira abaixo algumas espécies que você poderá encontrar nesta edição!

https://www.youtube.com/watch?v=TlqhdaKgRus
https://www.youtube.com/watch?v=wvytQLHyMsY
https://www.youtube.com/watch?v=AYBFHFatioE

Observatório de Aves

Em 2014, foi iniciado o Observatório de Pássaros, no Parque Vicentina Aranha. Desenvolvido pelo Médico Veterinário Vagner Camilotti, o projeto social de popularização da observação de aves, foi fomentado pela Associação para o Fomento da Arte e Cultura – AFAC, que contribuiu com binóculos e impressões da primeira edição do guia de espécies encontradas no Parque, ferramentas que auxiliam os visitantes a visualizarem e identificarem os pássaros que encontram pelo trajeto. O Observatório acontecia aos domingos, às 8h15, e era acompanhado pelo próprio fundador do projeto. Devido à pandemia de Covid19, as observações foram comprometidas, sem previsão de retorno.

Telefone: (12) 3911-7090 – Vicentina Aranha

Instagram: @observatorio.passaros

×