Animais silvestres

Animais silvestres

Quem são e onde vivem

QUEM SÃO OS ANIMAIS SILVESTRES

Diferente dos animais domésticos, como gatos, cachorros, galinhas e porcos, por exemplo, que já são naturalmente acostumados a viverem perto das pessoas, os animais silvestres vivem em meio natural e costumam reagir à presença do ser humano.

Ao contrário do que se pensa papagaios, araras, saguis e jabutis também são animais silvestres, que podem ser nativos, ou seja, podem ser encontrados naturalmente no local onde estão vivendo ou exóticos - que não habitam naturalmente a região geográfica em que se encontram, sendo nativos de outra região. O tráfico de animais silvestres é o principal causador da disseminação de espécies exóticas, pois, as pessoas que adquirem ilegalmente os animais acabam por soltá-los quando crescem e se tornam agressivos levando à competição por abrigo e alimentação com as espécies nativas que são prejudicadas.

Denuncie à Polícia Militar Ambiental se constatar a presença de animais silvestres em cativeiro. A PAMB fará a fiscalização e apreenderá os animais, caso tenham sido adquiridos ilegalmente.


PAMB (Polícia Militar Ambiental)

Telefone: (12) 3921-0987/ 3911-1900

Endereço: Rua Alto da Boa Vista, 788 – Bairro Altos de Santana (Parque Alberto Simões)

https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/opm/3430.html

Ainda, aqueles que portarem animais silvestres não registrados (ilegais), serão isentos de penalidades se realizarem a ENTREGA VOLUNTÁRIA desses animais no CRAS ou CETAS

CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da UNIVAP

Telefone: (12) 3947-1239

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Bairro Urbanova, (Centro de Estudos da Natureza da Univap)

Instagram: @cen_univap

https://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/infraestrutura/laboratorios/centro-de-estudos-da-natureza/criadouro-conservacionista.html

CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Lorena (mais próximo de SJC)

Telefone: (12) 3153-2063

Endereço: Flona de Lorena – Rua Hermenegildo Antônio Aquino, s/nº, CEP 12612-360

Por outro lado, se visualizar animais silvestres em vida livre - como saguis, cachorros do mato, lobos, seriemas, gambás, papagaios e vários outros que vivem em nosso Município – primeiro os contemple e, em seguida faça o registro deles (foto ou vídeo) e envie para nós!

Vamos construir juntos um banco de dados com registros de animais silvestres em nossa cidade. Podem encaminhar para o e-mail faunasilvestre@sjc.sp.gov.br, informando o local onde foi feito o
registro. Assim, em breve, poderemos adicionar os registros a um mapa interativo de São José para visualizarmos os dados espacializados.

×