Arboriza São José

Arboriza São José

Programa de arborização urbana

Plano Municipal de Arborização Urbana

Um dos instrumentos para auxiliar a gestão da arborização é o Plano Municipal de Arborização Urbana, documento que contém o diagnóstico do patrimônio arbóreo e traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade. O documento indica, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros.

Documentos

Plano de Arborização Urbana

Diagnóstico Final

Anexos

Aspectos da Arborização SFX

Aspectos de Arborização SJC

Bairros de São José dos Campos - A3

Cobertura Arbórea em Vias por Bairros

Cobertura Arbórea Total Bairros

Cronograma de Plantio Anual por Bairro

Dominância de Copa SFX

Dominância de Copa SJC

Fluxos de Processos Seurbs

Fluxos de Processos SMC

Frequência de Espécies SFX

Frequência de Espécies SJC

Metas de Plantio e Cobertura Arbórea por Bairro

Problemas e Propostas de Melhorias Seurbs

Problemas e Propostas de Melhorias SMC

Uso do Solo Área Urbana - A3

Uso do Solo Bairros por Vias

Uso do Solo Bairros

Metas estabelecidas

Dados de plantio de árvores

Cadastro - Árvores

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

• Visualizar árvores no mapa

Na parte inferior da tela, clicar na barra azul para ativar o marcador das árvores

×