A3P

A3P

Agenda Ambiental na Administração Pública

O que é A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida pela sigla A3P, é um programa que internaliza a responsabilidade socioambiental nas atividades do poder público.

O objetivo da agenda é sensibilizar gestores públicos e servidores sobre as questões ambientais e inserir gradualmente os requisitos de sustentabilidade nas atividades rotineiras, de impacto ou impacto no meio ambiente. Além disso, uma agenda quer contribuir para melhorar a qualidade de vida do servidor.

A A3P em São José dos Campos

A implantação da A3P na Prefeitura de São José dos Campos foi instituída pelo Decreto 15.921 assinado em 5 de junho de 2014, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O decreto criou o Grupo de Trabalho de Diretrizes de Sustentabilidade constituído por representantes das Secretarias de Administração, de Meio Ambiente, de Governo, de Educação, de Saúde, de Obras e de Transportes com a missão de estudar estratégias de implantação do Programa e elaborar um plano de trabalho.

Como funciona

A A3P propõe repensarmos nossa forma de trabalhar, revermos nossas rotinas e processos, consumindo de forma responsável os recursos naturais disponíveis e reduzindo a quantidade de lixo gerado.

Como fazemos isso

A A3P é desenvolvida a partir de 6 eixos temáticos:

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos
  • Gestão adequada dos resíduos gerados
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho
  • Sensibilização e capacitação dos servidores
  • Compras Públicas Sustentáveis
  • Construções Sustentáveis

Por que preciso me preocupar

A crise ambiental traz consequências cada vez mais impactantes que colocam em xeque nosso estilo de vida moderno. A seca, a escassez de água, a falta de energia, o desmatamento, a poluição e as alterações no clima em decorrência destes agravantes cobram de cada um de nós, governos, empresas e cidadãos, ações imediatas.

Como eu posso fazer a minha parte

No seu local de trabalho gestos simples fazem a diferença, como não desperdiçar água, fechar a torneira ao escovar os dentes, adotar possibilidades de reuso da água, desligar as luzes e computadores ao sair de um ambiente, imprimir apenas o realmente necessário, adotar canecas ao invés de copinhos descartáveis e separar o lixo para a coleta seletiva.

Consumir de forma responsável é poupar os recursos da natureza. A matéria-prima de todos os bens de consumo que conhecemos vem de recursos naturais finitos e de processos industriais que utilizam água e energia. O alimento que chega a nossa mesa depende essencialmente de água.

Faça parte dessa corrente

Um grupo de trabalho intersecretarias está se dedicando ao plano de trabalho da A3P e este grupo já iniciou a sensibilização dos servidores nas secretarias municipais. Todos os órgãos que compõem a Prefeitura podem fazer a sua adesão à A3P e dar início ao processo de mudança.

A A3P é uma agenda que depende do compromisso pessoal e coletivo para a mudança de atitude. São nossas decisões diárias que definirão o futuro do planeta.

Não para por aí

A A3P é um processo de melhoria e aprendizagem contínua para provocar uma transformação profunda e perene nas atividades do poder público, trazendo reflexos positivos para a sociedade.

A A3P valoriza a tecnologia e a inovação e abre a perspectiva para que nossos gestores e técnicos aprofundem estudos para métodos construtivos mais sustentáveis, com utilização de insumos reciclados e sistemas de energia alternativa para a aquisição de produtos e serviços sustentáveis, impulsionando a economia verde e inclusiva e gerando um espiral positivo.

Histórico

O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública nasceu em 2001 no Ministério do Meio Ambiente. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho e resultados positivos alcançados, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

A Agenda foi ganhando força ao longo desse período tendo sido implementada por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes, tornando-se um referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.

A A3P é hoje o principal programa de gestão socioambiental na administração pública e que pode ser utilizado como modelo por outros segmentos da sociedade.

×