O conceito de vigilância epidemiológica, promulgado na Lei 8080/90, é definido como um conjunto de ações que fornece conhecimento, uma detecção ou prevenção de qualquer alteração nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com um aconselhamento e recomendação de saúde como medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos.
A epidemiológica disponibiliza informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou na população estimada para a execução de ações de controle e prevenção.
Além disso, é um instrumento importante para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normalização de atividades técnicas correlatas. Sua operacionalização compreende um conjunto de funções específicas e complementares que devem ser, necessariamente, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento epidemiológico da doença ou agravo em questão. Deste modo, estarão sendo implementadas ações de intervenção pertinentes e eficazes.
Funções
Coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados; recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas nos protocolos nacionais e estaduais; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes.
Objetivo
Fazer análise regular dos casos de relevância epidemiológica e promover ações de controle, atendimento e informação. Fornecer vacinação conforme calendários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A quem se destina
Moradores, profissionais da saúde e de outras áreas, como educação e desenvolvimento social.
Funções
Coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados; recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas nos protocolos nacionais e estaduais; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes.
Objetivo
Fazer análise regular dos casos de relevância epidemiológica e promover ações de controle, atendimento e informação. Coordenar vacinação conforme calendários estabelecidos.
Organização
Para coordenar o desenvolvimento das atividades prevista a Divisão de Vigilância Epidemiológica está estruturada em da seguinte forma:
Mortalidade materno-infantil
Documentos necessários para retirada de declaração de óbito e nascidos vivos
• CNES do estabelecimento com o nome do responsável técnico
• CNPJ do estabelecimento
• Cópia do CRM do médico responsável técnico
• Comprovante de endereço do responsável técnico
• Documento comprobatório do vínculo contratual na condição de responsável técnico
• Procuração do responsável técnico outorgando os responsáveis pela retirada das declaração de óbito
• Cópia do RG de quem for nomeado para a retirada das declarações de óbito
• Anexos I e IV preenchidos: solicitar pelo email cmmi@sjc.sp.gov.br
Observação
• Fazer ou atualizar o cadastro na vigilância epidemiológica
• Para a retirada de declaração de óbito (DOs) e de nascidos vivos (DNVs), é obrigatória a prestação de contas das DOs e DNVs retiradas anteriormente
Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Telefones
• 3212-1283
• 3212-1290
Saiba mais
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.