Animais Peçonhentos

Animais Peçonhentos

Acidentes por animais peçonhentos

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

 

Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores.

Os animais que causam mais acidentes no Brasil são algumas espécies de:

  • serpentes;
  • escorpiões;
  • aranhas;

 

SERPENTES

No Brasil, os acidentes por serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública estão divididas em quatro tipos:

  • acidentes botrópicos (acidentes com serpentes dos gêneros BothropsBothrocophias - jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia);
  • acidentes crotálicos (acidentes com serpentes do gênero Crotalus- cascavel);
  • acidentes laquéticos (acidentes com serpentes do gênero Lachesis- surucucu-pico-de-jaca);
  • acidente elapídico (acidentes com serpentes dos gêneros MicrurusLeptomicrurus - coral-verdadeira).

 

Sintomas de cada uma das espécies:

Gênero

Espécies

Sintomas

Acidente botrópico

Jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia

A região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas (edemas e equimose) e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada, além de insuficiência renal.

Acidente crotálico

Cascavel

Na picada por cascavel, o local da picada muitas vezes não apresenta dor ou lesão evidente, apenas uma sensação de formigamento; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento (fácies miastênica), visão turva ou dupla, mal-estar, náuseas e cefaleia são algumas das manifestações, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura nos casos mais graves.

Acidente laquético

Surucucu-pico-de-jaca

Quadro semelhante ao acidente por jararaca, a picada pela surucucu-pico-de-jaca pode ainda causar dor abdominal, vômitos, diarreia, bradicardia e hipotensão.

Acidente elapídico

Coral-verdadeira

O acidente por coral-verdadeira não provoca, no local da picada, alteração importante. As manifestações do envenenamento caracterizam-se por dor de intensidade variável, visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento. Óbitos estão relacionados à paralisia dos músculos respiratórios, muitas vezes decorrentes da demora na busca por socorro médico.

Fonte: Ministério da Saúde

 

ESCORPIÕES

 

Sintomas

 

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro clínico é de duração limitada. Os adultos apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquidos, os pelos ficam em pé e suor localizado. O tratamento é sintomático.

Crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de alterações sistêmicas nas picadas de escorpião, que podem levar a casos graves e morte, e requerem soroterapia específica em tempo adequado.

 

ARANHAS

 

Os acidentes causados por aranhas são comuns, porém, a maioria não apresenta repercussão clínica. Os principais tipos de aranha de importância para a saúde são:

 

  • aranha marron
  • aranha – armadeira
  • viúva negra

Sintomas

  • Aranha marrom: a picada é pouco dolorosa e uma lesão escurecida e escura costuma surgir várias horas após, podendo evoluir para ferida com necrose e difícil cicatrização.
  • Aranha - armadeira: causa dor imediata e intensa, com poucos sinais visíveis o local. Raramente pode ocorrer agitação, náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.
  • Viúva negra: dor na região da picada, contrações nos músculos, suor generalizado e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

 

OBSERVAÇÕES:

 

- Nunca fazer torniquete ou garrote.

- Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida.

- Não aplicar folhas, pó de café ou terra.

- Não ingerir bebida alcoólica, querosene ou fumo.

- Em São José dos Campos, os dois polos para tratamento com soro antiveneno são o Hospital Municipal e a UPA São Francisco Xavier.

 

×