Influenza

Influenza

Veja as datas e locais para a vacinação contra a Influenza

Atualmente, a imunização contra a Influenza (campanha 2022) está suspensa.
Não há mais imunizantes disponíveis no município. 
É importante que as pessoas dos grupos prioritários que iniciaram a campanha realizem a imunização. São eles: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com mais de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas; indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Documento Técnico do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo

 

Postos de vacinação

Campanha 2022 encerrada.
Imunizante indisponível nas UBS

 

A Campanha
De acordo com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

Assim, como a vacinação contra a Covid-19, que deve ser mantida e o esquema vacinal concluído por cada pessoa, a imunização conta a Influenza contribui para que não surjam novas variantes dos vírus e consequentemente diminua o número de casos das doenças, assim como as internações e óbitos.

A vacina
A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul.

Por isso, conforme a Resolução-RE Nº 3.903, de 14 de outubro de 2021 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2022 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09 b, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e a B/Australia/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

×