A quem se destina
A toda população de São José dos Campos e dos municípios de abrangência (Monteiro Lobato e Paraibuna).
O programa Municipal de IST/Aids é mantido pelo Ministério da Saúde, pelo Estado e pelo Município de São José dos Campos. Tem verba especifica do Ministério da Saúde para manutenção implementação da sua rede de atendimento por meio do Plano de Ações e Metas (PAM).
O programa trabalha em parceria com a Sociedade Civil com ajuda de Organizações Não Governamentais e é responsável pela organização e realização de eventos como, por exemplo, ações educativas, campanhas e capacitação de profissionais.
Objetivo
Oferecer acompanhamento aos portadores de HIV e outras doenças infectoparasitárias.
Serviços Oferecidos
- Diagnóstico com aconselhamento, encaminhamento para o Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI).
- Fornecimento de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante, com todas as orientações necessárias.
- Trabalho de educação para prevenção.
- Teste para o HIV, Hepatite B e C e sífilis de forma gratuita e sigilosa.
- Pré-natal das gestantes portadoras do HIV e acompanhamento ginecológico das mulheres portadoras do vírus.
- Ambulatórios especializados, masculinos e femininos, para atendimento de IST.
- Ambulatório de hepatites virais crônicas para o acompanhamento e tratamento dos pacientes Portadores de HIV e Hepatite B e/ou C.
- Educação Continuada de Populações específicas e prioritárias como: profissionais do sexo; homens que fazem sexo com homens; mulheres, especialmente, as de baixa renda; população da terceira idade e outras relevâncias para o Município.
- Assistência integral aos portadores de HIV/Aids (após avaliação da equipe de acolhimento equipe médica). Outras doenças infecciosas como, por exemplo, tuberculose, hanseníase, hepatite crônicas do tipo B e C são atendidas por outros Centros de Referência.
- Serviço ambulatorial e de Hospital Dia, com médicos infectologistas, adulto e infantil, além de uma equipe multidisciplinar especializada para o atendimento aos pacientes.
- Apoio dos seguintes serviços: farmácia, nutrição, psicologia, serviço social, odontologia, enfermagem, vigilância epidemiológica, equipe de acolhimento, aconselhamento e avaliação de risco, coleta de exames, exames complementares e pequenos procedimentos cirúrgicos.
Como utilizar
O portador de doença infecciosa pode ser encaminhado pela rede de saúde (pública ou privada) e deve apresentar os seguintes documentos: guia de referência e contrareferência, todos os resultados de exames realizados, cartão SUS, RG, CPF, comprovante de residência, ficha de investigação epidemiológica (caso encaminhado pela rede privada).
O paciente será atendido pela equipe do plantão de acolhimento, que vai detectar as necessidades, orientá-lo e estabelecer os encaminhamentos pertinentes.
Mais informações
Consulte os horários e itinerários de ônibus para chegar ao local desejado.
Veja também mais informações no site do ministério da saúde.
Hospital Dia
O Hospital Dia realiza atendimento médico-medicamentoso a todas moléstias infecciosas. A unidade conta com médicos infectologista adulto, pediatra infectologista, pediatra e clínico geral, além de uma equipe multidisciplinar especializada para o atendimento aos pacientes como farmácia, serviços de nutrição, psicologia, serviço social, odontologia, enfermagem, Vigilância Epidemiológica, equipe de aconselhamento e avaliação de risco, coleta de exames, exames complementares e pequenos procedimentos cirúrgicos.
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.