Hospital Dia de HIV

Hospital Dia de HIV

Serviços e informações

Hospital Dia

É um setor do CRMI que realiza atendimentos médico e de enfermagem, durante o dia. Destina-se a pessoas com HIV ou AIDS que necessitam de cuidados diários, mas que podem ir para casa no período noturno.

Atividades do Hospital Dia

São realizados diversos procedimentos como curativos especiais, medicações venosas, transfusão de sangue, soroterapias, pequenas biópsias, punções, sondagens, exames laboratoriais, PPD, etc.

Os pacientes com piora clinica ou sintomáticos são investigados e encaminhados para exames laboratoriais, RX, ultrassom, tomografia, etc. Se necessário a internação de 24h, as pessoas são encaminhadas para o Hospital Municipal.

Tratamento do HIV/AIDS

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ARV a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas diferentes.

×