CTA

CTA

Centro de Testagem e Aconselhamento

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento

O CTA é um setor do CRMI que trabalha com prevenção das IST’s e HIV/AIDS.

Serviços oferecidos

- Testes Rápidos, em livre demanda, com profissional qualificado.

- Aconselhamento para prevenção de Hepatites virais, IST’s e HIV.

- Orientação sobre sexualidade e estratégias comportamentais para prevenção de doenças.

- Fornecimento de preservativos e gel lubrificante.

- PEP – Profilaxia Pós Exposição Sexual.

- PrEP – Profilaxia Pré Exposição Sexual.

Como utilizar

- Apresentar documento na recepção e dizer qual serviço você precisa.

- O tempo de espera vai depender da disponibilidade do profissional qualificado naquele momento, e também do número de pessoas aguardando para fazer Teste Rápido e outros atendimentos.

Orientações

Todas as UBS’s fazem testes rápidos e tratam as IST’s.

Se você tem vida sexual ativa procure fazer exames de HIV, hepatites e sífilis juntamente com os exames anuais de rotina. Peça para seu médico clínico, ginecologista ou especialista.

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.

As IST’s podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Exemplos de IST’s: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e hepatites virais. As IST’s aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (palma das mãos, olhos, boca).

×