Coronavírus - Informações importantes para isolamento domiciliar
Pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por novo coronavírus com sinais e sintomas que permitam assistência domiciliar devem seguir as seguintes exigências:
Manter o paciente no quarto individual bem ventilado. Caso não seja possível manter no quarto privativo, mantenha-se a uma distância superior a um metro da pessoa doente.
Limitar o número de assistentes e evitar visitas.
Limite a circulação do paciente e verifique se os ambientes são compartilhados, como cozinha e banheiro, são bem ventilados (mantenha como janelas abertas).
O cuidador deve usar máscara cirúrgica bem ajustada ao rosto quando estiver na mesma sala e durante a manipulação da pessoa doente. As máscaras não devem ser tocadas ou manuseadas durante o uso. Se a máscara ficar molhada ou suja com secreções, deve ser trocada imediatamente.
Descartar a máscara cirúrgica imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos com água e sabonete após a remoção da máscara. Se possível utilizar álcool gel para finalização da higienização das mãos.
Ao lavar as mãos com água e sabonete, utilizar, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar as mãos. Caso toalhas de papel descartáveis não estejam disponíveis, usar toalhas de pano e trocar quando ficarem molhadas. Para casos de suspeitos ou confirmados, segregar uma toalha de pano para uso exclusivo deste.
Etiqueta respiratória deve ser praticada por todos. Cobrir a boca e o nariz durante a tosse e espirros com lenços de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos.
Descartar os materiais usados para cobrir a boca e o nariz imediatamente após o uso.
Evitar o contato direto com fluidos corporais, principalmente os orais, ou secreções respiratórias e fezes. Usar luvas descartáveis para fornecer cuidados orais ou respiratórios e quando manipular fezes, urina e resíduos. Realizar a higiene das mãos antes e depois da remoção das luvas.
Luvas, máscaras e outros resíduos gerados pelo paciente ou durante os cuidados com o paciente devem ser colocadas em lixeira com saco de lixo no quarto da pessoa doente antes do descarte com outros resíduos domésticos.
Evitar o compartilhamento de escovas de dente, talheres, pratos, bebidas, toalhas ou roupas de cama.
Talheres e pratos devem ser limpos com água e sabão ou detergente comum após o uso e podem ser reutilizados.
Limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas, como mesas de cabeceira, quadros de cama e outros móveis do quarto do paciente diariamente com desinfetante doméstico comum.
Limpar e desinfetar as superfícies do banheiro pelo menos uma vez ao dia com desinfetante doméstico comum.
Roupas limpas e sujas, roupas de cama, toalhas de banho e de mão do paciente devem ser lavadas com água e sabão comum. Recomenda-se lavar separada a roupa suja do paciente suspeito ou confirmado.
Os pacientes devem permanecer em casa por 14 dias até o desaparecimento dos sinais e sintomas e resultado negativo de exames laboratoriais.