Guarda Civil Municipal

Guarda Civil Municipal

Responsável pela proteção dos próprios públicos, serviços à população e áreas municipais

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos foi criada em 6 de janeiro de 1988 como uma instituição de caráter civil, responsável por zelar pelos bens, serviços e instalações públicas.

A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coibir atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promover a segurança dos bens públicos e em eventos oficiais.

A atuação do GCM ganhou versatilidade com a lei federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, ampliando a importância de sua ação no município.


Princípios da GCM

• Proteção dos direitos humanos e fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

• Preservação da vida;

• Patrulhamento preventivo;

• Compromisso com a evolução social da comunidade;

• Uso progressivo da força.

Tecnologia e Sustentabilidade

Inovação a Serviço da Segurança


A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos possui atualmente em sua frota, 30 viaturas 100% elétricas, com zero por cento de emissão CO², equipadas com DEA (Desfibrilador Externo Automático, além das Bases Móveis, viaturas especiais da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, GTAM – Grupo Tático com Moto, GBike - Grupamento com Bicicletas Elétricas (Pedal Assistidas) e Ronda de Patrulhamento Comunitário com GCMs em ronda a pé, todos dotados de sistema de comunicação full digital interligadas a Central de Operações da GCM e ao CSI – Centro de Segurança e Inteligência, compondo uma rede  de segurança ágil e dinâmica para garantir uma maior sensação de segurança aos cidadãos. Os Guardas Municipais, atualmente, são formados na Academia da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, criada pela Lei Complementar Nº 658 de 20 de setembro de 2022, órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos servidores do quadro da GCM.

Modalidades de Policiamento

 

 - ROMU – Ronda Ostensiva Municipal

Grupamento Tático e Especializado que segue a doutrina, hierarquia e disciplina da instituição, com atuação padronizada realiza constante treinamento técnico e físico a fim de se manterem preparados para oferecer pronta resposta face às demandas operacionais no que concerne à sua missão:

 

  • Realizar policiamento preventivo e especializado, com intensificação de setor ou saturação localizada;
  • Atendimento de ocorrências de grande vulto e acentuada gravidade, como crimes de maior potencial ofensivo, priorizando bens, serviços e instalações do município;
  • Restauração de ordem pública e controle de distúrbios civis;
  • Apoio às demais equipes de viaturas em atendimento de ocorrências e situações de risco;
  • Participação de Ações Conjuntas com outras instituições de segurança pública.

 

- GTAM – Grupo Tático de Moto


Grupamento Tático e Especializado que segue a doutrina, hierarquia e disciplina da instituição, também possuem atuação padronizada e realiza constante treinamento técnico e físico a fim de se manterem preparados para oferecer pronta resposta face às demandas operacionais no que concerne à sua missão:

 

  • Realizar policiamento preventivo e especializado, com intensificação de setor ou saturação localizada;
  • Atendimento de ocorrências de grande vulto e acentuada gravidade de maneira ágil e eficiente, como crimes de maior potencial ofensivo, priorizando bens, serviços e instalações do município;
  • Missões de escolta e comboios de autoridades e dignitários;
  • Apoio às demais equipes de viaturas em atendimento de ocorrências e situações de risco;
  • Participação de Ações Conjuntas com outras instituições de segurança pública.

 

- GBIKE – Grupamento com Bicicleta


Grupamento Especializado, possui atuação diferenciada e realiza ações específicas em locais que ofereçam restrições de acesso de viaturas e ciclomotores, especialmente em áreas de grande fluxo de pedestres como o calçadão, corredores comerciais e ambientes escolares e imediações.

 

- Programa Ronda Escolar Municipal


Instituído pela Lei Nº 10.598 de 06 de outubro de 2022 e desenvolvida de forma integrada pelas Secretarias de Educação e Cidadania e de Proteção ao Cidadão tem por objetivo apoiar e promover a segurança das Unidades Escolares da Rede de Ensino, preservando a integridade física das instalações, do corpo discente e docente, além de realizar o patrulhamento nos horários de entrada e saída dos alunos no ambiente escolar e imediações. Mapeamento, planejamento e implantação de ações socioeducativas buscando reforçar o vínculo de confiança entre a escola e a comunidade.

 

- Patrulhamento Comunitário


Programa de ampliação do vínculo com a comunidade local, especificamente nas áreas comerciais de grande fluxo de pedestres. Integrando bases móveis, viaturas 100% elétricas e por pares de GCMs em ronda a pé pelos corredores previamente mapeados a fim de garantir a sensação de segurança e aproximação entre os agentes de segurança, empresários, comerciantes e os munícipes no período compras com o objetivo de, atuando de forma estratégica, ampliar a sensação de segurança da população.

 

- Patrulha Rural


Criada a partir da necessidade de maior segurança nas áreas mais afastadas do núcleo urbano da cidade, a Patrulha Rural Municipal, grupamento formado com a orientação específica de combate prevenção e combate às ações criminais destas localidades, além da formação como Agentes de Segurança, também recebem formação básica sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente.

 

ACADEMIA DE FORMAÇÃO DE GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

 

Criada pela Lei Complementar Nº 658 de 20 de setembro de 2.022 que institui a Academia como órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos servidores do quadro da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos. Anualmente, são realizados cursos e treinamentos para capacitação profissional com revisão de conceitos e aprendizado diversos. Os treinamentos abordam temas relacionados aos direitos humanos, policiamento comunitário, armamento e tiro, controle de distúrbio civil, ordem unida, educação física, defesa pessoal, técnicas operacionais, mediação de conflitos e ética profissional.

Unidades de Segurança da GCM 

Sede
Rua Felício Savastano, 401 - Vila Industrial
Tel. 3901-2434

Base Comunitária de Segurança Compartilhada - Distrito de São Francisco Xavier
Guarda Civil Municipal e Polícia Militar
Rua 13 de Maio, 270 - Centro
Emergência: 153 / 3926-1414

Base Comunitária de Segurança Compartilhada - Distrito de Eugênio de Melo
Rua 15 de Novembro, 259 - Centro
Emergência: 153 / 3908-5916

 

Nova Sede da Guarda Civil Municipal "GCM Ricardo da Silva Camargo"

A história do homenageado:
                                                               Servidor GCM Ricardo da Silva Camargo

O Servidor GCM Ricardo da Silva Camargo, joseense de corpo e alma, nasceu em 29 de setembro de 1973 e por aqui construiu toda sua vida pessoal, familiar e profissional.

Casado e pai de uma filha, o GCM Camargo, como era conhecido, ingressou na corporação no dia 11 de abril de 2000. Dedicado e considerado como um profissional de segurança exemplar por sua conduta ética, educação e dedicação foi promovido a Guarda Civil de 2ª Classe em 2009 e logo em seguido, em 2011, promovido a GCM 1ª Classe.

Em seus 16 anos de serviços prestados, recebeu enumeras menções honrosas de “Elogio Individual” e certificações, dentre elas a “Formação Qualificada de Guarda Ambiental”, “Relacionamento Interpessoal”, “Especialização sobre Direitos Humanos”, “Gestão de Atendimento ao Público” e “Proteção de Dignitários”, função desempenhada entre 2010 e 2013.  

Infelizmente, no dia 08 de setembro de 2016, tombou em serviço durante uma ocorrência.

Devido a sua trajetória, sendo um funcionário exemplar, conduta ilibada, dedicação, lealdade e sobretudo seu compromisso ao lema “Proteger e Servir” da Corporação da GCM de São José dos Campos, através da Lei Nº 10.858 de 12 de março de 2024, publicada no Diário do Município Nº 3.194 de 25 de março de 2024, confere à Sede da Guarda Civil Municipal o nome de “GCM Ricardo da Silva Camargo”.

Informações

Telefone

(12) 3901-2434

153 (ligação gratuita)

Endereço

Rua Felício Savastano, 401, Vila Industrial.

×