Anjos da Guarda

Anjos da Guarda

Programa de prevenção primária da GCM (Guarda Civil Municipal) em escolas de ensino fundamental

Ação inovadora da Guarda Civil Municipal, o programa “Anjos da Guarda” fortalece a prevenção da violência e na promoção da cultura de paz entre crianças e adolescentes no ambiente escolar por meio de teatros, palestras educativas e competições de games e futebol, entre outras atividades.

A presença da Guarda no ambiente escolar traz proximidade entre os alunos e a corporação, favorecendo o diálogo, o bom relacionamento e a confiança.

O programa "Anjos da Guarda" tem como mascote o cãozinho e conta com os personagens Comandante, Menino Juquinha, Vovó Irene e Clara, entre outras figuras que fazem parte do dia a dia das crianças.

O trabalho é baseado nas melhores práticas pedagógicas para a abordagem das questões que levam à violência e por consequência à delinquência juvenil. O objetivo é mudar o foco mental e promover o respeito à vida comunitária, às autoridades e a crença num futuro melhor para crianças, adolescentes e a comunidade.

Palestras
Direcionadas para os alunos do ensino fundamental, com faixa etária que varia de 12 a 15 anos, trata de temas atuais, relacionados à segurança e à disciplina, como forma de orientar e instruir os estudantes a manter uma relação amistosa dentro e fora da escola, o respeito aos colegas, professores, pais, assim como a contribuir na proteção ao patrimônio público.

Fantoche
As apresentações teatrais de fantoche abordam os mesmos temas das palestras, mas são tratados de forma lúdica, para alunos da educação infantil (creches e pré-escolas). Os próprios guardas manipulam os bonecos de fantoche e depois se apresentam fardados às crianças.

Games e futebol
A interação da Guarda com os estudantes da rede municipal de ensino, através do programa, motivou a criação de campeonatos de videogame e futebol, na própria escola. A participação é livre, mas para permanecer no torneio, os estudantes não podem ter registros de ocorrências negativas, como discussões e agressões, garantindo ambiente pacífico na competições e nas escolas.

Informações

Telefone

(12) 3904-2980

156 (ligação gratuita)

153 (GCM)

Endereço

Rua Felício Savastano, 401, Vila industrial

×