Conheça o Novo transporte Público

Conheça mais sobre o conceito do Novo Transporte Público de São José dos Campos.

As inovações tecnológicas crescem em alta velocidade em todas as áreas de conhecimento e a mobilidade urbana não é diferente. O transporte público, depois do advento dos aplicativos apoiados em big data, da disseminação da Internet das Coisas (IoT), da expectativa de veículos autônomos, dos ônibus sob demanda, dentre outras inovações, não pode mais ser o mesmo.

O novo paradigma de “Mobility as a service” (MaaS) indica a tendência mundial de uma mudança de propriedade pessoal de meio de transportes para soluções de mobilidade que são consumidas como um serviço. Segundo pesquisas realizadas, a nova geração de jovens (Geração Y) está mais preocupada em adquirir um smartphone do que um carro próprio. Estes novos desejos de consumo quebram o modelo tradicional de como acontece os deslocamentos na cidade e trazem novos desafios e novas oportunidades para o poder público.

E uma das principais oportunidades é transformar o serviço de transporte público urbano, de forma que o sistema atenda a esta nova demanda crescente. Assim sendo, o sistema de transporte público se torna uma opção interessante e eficaz, uma escolha, e não uma consequência da impossibilidade de se usar outros meios de transporte. Cria-se assim um círculo virtuoso, onde o aumento da demanda pressiona pelo aumento da qualidade e da eficiência do sistema, o que, consequentemente, atrai mais usuários.

Para que seja possível valer-se da disponibilidade de tecnologias de informação que viabilizem sistemas de transporte inteligentes e novos modelos de concessão que dialoguem com a iniciativa privada a Prefeitura está desenvolvendo o Novo Transporte Público de São José dos Campos.

Informe-se, participe, faça valer sua opinião. Vamos juntos construir o sistema de transporte ideal para a cidade.

Etapas do projeto

1. Diagnóstico do sistema atual