O transporte público, depois do advento dos aplicativos apoiados em big data, da disseminação da internet das coisas (IoT), da expectativa de veículos autônomos, dos ônibus sob demanda, dentre outras inovações, segue a tendência de crescimento das inovações tecnológicas.
O novo paradigma de mobility as a service (MaaS) indica a tendência mundial de uma mudança de propriedade pessoal de meio de transportes para soluções de mobilidade que são consumidas como um serviço. Segundo pesquisas realizadas, a nova geração de jovens (geração Y) está mais preocupada em adquirir um smartphone do que um carro próprio. Estes novos desejos de consumo quebram o modelo tradicional dos deslocamentos na cidade e trazem novos desafios e novas oportunidades para o poder público.
E uma das principais oportunidades é transformar o serviço de transporte público urbano, de forma que o sistema atenda a esta nova demanda crescente. Assim sendo, o sistema de transporte público se torna uma opção e não uma consequência da impossibilidade de se usar outros meios de transporte. Cria-se assim um círculo, onde o aumento da demanda pressiona pelo aumento da qualidade e da eficiência do sistema, o que, consequentemente, atrai mais usuários.
Para que seja possível valer-se da disponibilidade de tecnologias de informação que viabilizem sistemas de transporte inteligentes e novos modelos de concessão que dialoguem com a iniciativa privada, está sendo desenvolvido o Novo Transporte Público de São José dos Campos.
Etapas do projeto
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.