Monitoramento do trânsito

Monitoramento do trânsito

Monitoramento do trânsito por meio de câmeras
O que é

A Divisão de Controle Operacional, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza o monitoramento do trânsito 24 horas por dia, por meio das cerca de 1200 câmeras espalhadas pelas ruas da cidade.
São realizados, em média, 50 mil atendimentos por ano. Onde os operadores do DCO acompanham as ocorrências em todas as regiões, atendem ou direcionam as ocorrências aos Agentes de Mobilidade Urbana que estão nas ruas, verificam ou operam os semáforos, fiscalizam o transporte público e levantam dados para estatísticas sobre acidentes de trânsito.

Os operadores do DCO, por meio dos sistemas e das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura, entram em comunicação com aos agentes de campo para informar e repassar diversas situações, como veículos estacionados em locais irregulares, vias com excesso de carros, apoios de sinalização e sinistros de trânsito.

As equipes internas trabalham em turnos alternados, para garantir que este monitoramento e apoio não tenham pausas.

As ocorrências chegam por meio de um sistema online , integrado aos canais de comunicação como o telefone 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal) e a Central 156 (Prefeitura de São José dos Campos), onde é possível solicitar apoio de Órgãos como, Policia Militar, Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e GCM, com apoio da estrutura de imagens do CSI. Os operadores realizam uma triagem e acionam as equipes mais próximas do local.


Esse monitoramento é importante também em situações de emergências para organizar o fluxo pelas ruas e garantir que o trânsito seja cada vez mais seguro e ágil.

×