Saneamento básico

Saneamento básico

Indicadores - Selo do Ranking Abes

Pelo segundo ano consecutivo, São José dos Campos estreou entre as cidades do Brasil mais bem avaliadas, entre os mais de 100 mil habitantes, nos indicadores de saneamento básico.

Uma honraria foi concedida pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e integra como ações do Ranking Abes de Universalização do Saneamento.

O Ranking, referente a 2018, avaliou uma situação de saneamento em relação à universalização no Brasil por indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos.

São José aumentou sua pontuação em relação ao Ranking de 2017, alcançando 496,47 dos 500 possíveis - o índice anterior foi de 490,08.

A cidade coletou nota máxima (100 pontos) em abastecimento de água, tratamento de esgoto e destinação adequada de resíduos sólidos.

Em coleta de resíduos a pontuação foi de 99,14. E em coleta de esgoto, alcançou 97,33.

O Ranking Abes de Universalização do Saneamento é um dos mais novos instrumentos de avaliação do saneamento básico no país. A Abes,que tem sede no Rio de Janeiro, atua há mais de 50 anos em prol da melhoria do saneamento básico e do meio ambiente dos municípios brasileiros.