Parques Municipais

Parques Municipais

Na área central ou mais afastados, se destacam pela beleza natural. Ótimas opções para o lazer e prática de esportes, inclusive radicais.

Parque Santos Dumont - (FECHADO TEMPORARIAMENTE DEVIDO À PANDEMIA) 

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, está localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500,00 m2.

Exiba a área verde e de lazer, com pista de caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques, pista de skate e playground. Para lazer, tem ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários.

Em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e buscando consolidar uma identidade assumida pela cidade em função de um parque aeronáutico extenso, ou um parque abriga exemplares aeronáuticos, como uma réplica da aeronave 14 bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda, além da réplica da residência do aviador.

Informações

Telefone: 3921-7066

Caminhada: (ATIVIDADE SUSPENSA)

Demais atividades: (ATIVIDADES SUSPENSAS)

Endereço: Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyana

Parque Vicentina Aranha

Em 27 de abril de 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros de tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006, uma Prefeitura Municipal de São José dos Campos comprou o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

O Parque Vicentina Aranha está localizado na cidade de São José dos Campos, um patrimônio histórico da cidade tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e trilhas de caminhada, além de pavilhões revisados ​​pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de conservação ambiental e história da cidade.

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade de vida. Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz música, cinema, teatro, arte, história e muito mais.

Funcionamento:  Durante a pandemia: 

De segunda a sexta, das 8h às 17h

Finais de semana das 8h às 17h

Endereço: Rua Prudente Meireles de Moraes, 302 Vila Adyana São José dos Campos

Telefone: (12) 3911-7090

Mais informações: www.pqvicentinaaranha.org.br 

Parque da Cidade

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", localização em São José dos Campos - SP, ocupa uma área de cerca de um milhão de metros quadrados que foi da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Neste vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõe um importante trabalho da arquitetura moderna.

Um dos principais atrativos do parque é o contato com a natureza. Ele oferece ao usuário agradáveis ​​passeios em caminhos cercados por densa vegetação localizada de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre.

O parque é também um local privilegiado para a prática de exercícios físicos, da recreação e de atividades culturais e de educação ambiental.

O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo Comphac - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural. A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat.

Informações

Telefone: 3921-9382

Horário: das 6h às 18h

Endereço: Av. Olivo Gomes, 100, Santana

Parque Alberto Simões - (FECHADO TEMPORARIAMENTE DEVIDO À PANDEMIA)

Tirolesa, escalada, arborismo, circuito para caminhada e parque infantil

Av. Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana

Terça a sexta-feira, das 6h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h

Tel. 3922-3001

Parque Ribeirão Vermelho

Quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate e caminhada, ciclovia e parque infantil

Av. Maria de Lourdes Friggi, Urbanova

Funcionamento: Durante a pandemia:

De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h

Sábados e domingos, das 7h às 18h

Tel. 3923-4752

 

Parque Sérgio Sobral de Oliveira - (FECHADO TEMPORARIAMENTE DEVIDO À PANDEMIA) 

Campo de futebol, pistas de skate, quadras iluminadas, espaço para apresentações

Rua Ricardo de Paiva Vieira, Jardim Santa Inês 1

Área aberta

Parque Alambari - (FECHADO TEMPORARIAMENTE DEVIDO À PANDEMIA) 

Extensa área de mata nativa e de reflorestamento voltada para o lazer contemplativo. Conta ainda com trilhas para caminhada, parque infantil, estações de ginástica, campo de futebol e quadra

R. Benedito Resende de Souza e Rua Alceu de Andrade, entre o Jardim Mariana 2 e Campos de São José

Área aberta

Caminho das Garças - (FECHADO TEMPORARIAMENTE DEVIDO À PANDEMIA) 

Parque infantil, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e de futebol de areia

Av.Rodolfo Castelli, Putim

Área aberta