Eugênio de Melo

Eugênio de Melo

Distrito residencial e industrial

Distrito residencial e industrial

Eugênio de Melo é distrito de São José dos Campo, SP, e está localizado na zona leste da cidade, às margens da rodovia Presidente Dutra.

No século XIXa, Eugênio de Melo tinha o nome de Vila de Nossa Senhora dos Cafés, com participação importante na economia de São José dos Campos por conta do cultivo e exportação de café. Para viabilizar o escoamento e a comercialização da safra, foi construído a Estação Ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1877.

Outro momento de avanço foi uma implantação da rodovia entre o Rio de Janeiro e São Paulo, esse acesso provocou uma nova mobilidade na região. Em pleno crescimento, em 31 de agosto de 1934, transformou-se em uma vila no distrito oficial de São José dos Campos. Essa nova via de acesso trouxe uma maior mobilidade à população, através das linhas de ônibus, que puderam ser criadas vindas de cidades vizinhas em direção a São José dos Campos.

O processo de industrialização por que passou São José dos Campos, também refletiu em Eugênio de Melo quando, já a partir da década de 60 começaram a se instalar no Distrito as primeiras indústrias. Além de ampliar o mercado de trabalho, também fizeram crescer a necessidade de mais infra-estrutura e equipamentos para uma população local que, cada vez mais, assume aspectos urbanos.

Jequitibá Rosa

Com mais de 500 anos, 27 metros de altura e 30 de diâmetro de copa, o Jequitibá é uma árvore-símbolo de São José dos Campos. Esse tipo pode durar cerca de mil anos. Possivelmente ele já existia antes do descobrimento do Brasil.

A árvore da família das lecitidáceas esteve presente na paisagem joseense durante o desenvolvimento do município. Ao longo do tempo, também sofreu lesões por vandalismo, queimada e chegou até a ser alvo de testes de resistência com tanques de guerra. Mas a árvore, símbolo da cidade continua de pé.

Localização

Margem esquerda da Estrada Velha Rio de Janeiro/São Paulo, Eugênio de Melo, São José dos Campos.

Parque Tecnológico 

Nas dependências da antiga fábrica da Solectron, foi implantado em 2006, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e   Governo Estadual, o Parque Tecnológico.

Em 2010, foi constituído o primeiro parque credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e em 2016, incorporando o Centro de Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista. O Cecompi contava com uma incubadora de empresas e administrava e mais dois Arranjos Produtivos Locais: o Cluster Aeroespacial e Defesa, e o APL TIC Vale. Ao incorporar o Cecompi, o Parque Tecnológico  passou a ser o maior complexo de inovação e empreendedorismo do País.

Atualmente possui empresas de negócios, centros empresariais, laboratórios multiusuários, escritório de negócios e universidades. As instituições presentes no núcleo do Parque Tecnológico, visam o estudo, desenvolvimento e produção de tecnologias, com centros de desenvolvimentos que são decisivos para o crescimento das cadeias produtivas que beneficiam empresas dos setores tecnológico, educacional, científico e industrial.

Endereço

Avenida Doutor Altino Bondensan,500 - Distrito de Eugênio de Melo

CEP: 12247-016 - São José dos Campos - SP - Brasil

+55 (12) 3878-9500

Estação Ferroviária

Inaugurada em 1898, a estação de Eugênio de Melo foi muito relevante para o crescimento da produção local e também para o transporte de passageiros. Além disso, é considerado um importante marco arquitetônico e histórico patrimonial de São José dos Campos, por meio do desenvolvimento econômico da cidade.

No ano de 1990, a estação serviu como depósito de containers da fábrica da General Motors, Seis anos depois foi tombada como patrimônio Histórico da cidade.

Em 2007, a empresa Transmodal passou a ocupar a área, onde reformou o interior da estação, trocando piso, azulejos, pias, entre outros.  A empresa férrea MRS (Malha Regional Sudeste) operava a linha local com transporte de containers. Após a prefeitura tomar posse do prédio, foi realizada uma revitalização  e, assim, transformou a estação em um espaço multicultural, com o objetivo de receber e exibir várias manifestações artísticas.

Endereço

Rua Sete de Setembro, Eugênio de Melo

Ceagesp
A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo possibilita que a produção do campo, chegue à mesa da população por meio de duas unidades de negócios: a armazenagem e a entrepostagem.
Eugênio de Melo abriga um importante entreposto.
Horários de comercialização
  • Atacado:
  • 2ª, 4ª e 6ª feira – das 5h às 10h
  • Feira de Flores:
  • 6ª feira – das 5h às 10h
Funcionamento
  • Carga e descarga: livre
Localização & Contato
Rod. Presidente Dutra, s/nº (km 138,5) – Distrito Eugênio de Melo – CEP 12247-007
Tel: (12) 3905-1125 | (12) 3905-1758
×