Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

Parques tecnológicos

Parque Tecnológico de São José dos Campos

Constitui um elemento importante do planejamento estratégico e de inovação para a cidade e região. O principal objetivo do Parque Tecnológico de São José dos Campos é fomentar o surgimento, o crescimento e a consolidação de empresas inovadoras, em segmentos de elevada densidade tecnológica, o que propicia empregos e a geração de renda para a cidade.

Fazem parte deste complexo:

  • Centro Empresarial I, que abriga 25 empresas de pequeno e médio porte que atuam nos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), instrumentação eletrônica, geoprocessamento, aeronáutica e biomedicina. Foi inaugurado em 2015 o Centro Empresarial II que deverá abrigar cerca de 50 empresas e laboratórios.
  • O Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista desenvolve projetos e programas que visam aumentar a competitividade das empresas através da inovação e do empreendedorismo.
  • Os Centros de Desenvolvimento Tecnológicos (CTDs) que promovem a integração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa nas áreas de energia (CDTE), aeronáutica (CDTA), águas e saneamento ambiental (CDTASA), saúde (CITS) e TIC (CDTIC). Também faz parte do planejamento estratégico centros relacionados aos setores espacial, de defesa, automotivo e ferroviário.

Parque Tecnológico da Univap

O Parque Tecnológico Univap destina-se a empresas de base tecnológica e científica avançada e departamentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de empresas ou instituições, de qualquer porte, que desenvolvam atividades complementares voltadas à promoção e difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O espaço possibilita o compartilhamento dos laboratórios, equipamentos e instalações da universidade com as empresas parceiras, em atividades que estejam voltadas à inovação tecnológica, priorizando, nessa área, as pequenas e micro empresas, empenhando-se em proporcionar a todas, as condições de desenvolvimento sustentável.

O Parque da Univap fica no campus da universidade na avenida Shishima Hifumi, 2911, Urbanova.

×