Educação e Pesquisa

Educação e Pesquisa

Universidades e institutos

São José dos Campos abriga um importante conjunto de instituições de ensino superior com reconhecimento internacional.

A cidade reúne algumas das universidades mais expressivas do país, tais como:

E conta também com uma extensa rede privada:

Apoio à pesquisa

Com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento do Estado, São José dos Campos tem atraído muitas empresas em razão do peso cada vez maior que a inovação vem assumindo como diferencial decisivo no mercado global.

Entre os fatores que justificam esta atração, tem destaque a presença de conceituadas instituições de ensino superior e importante rede de instituições de pesquisa que atuam nas mais diversas áreas cientificas.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE: realiza pesquisas aeroespaciais e com isso gera desenvolvimento e inovação. O objetivo do INPE é produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA: é o órgão de direção setorial, localizado em São José dos Campos, ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Tem como objetivo ampliar o conhecimento e desenvolver soluções científico-tecnológicas para fortalecer o poder aeroespacial, contribuindo para a soberania nacional e para o progresso da sociedade brasileira, por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos especializados, no campo aeroespacial. Abriga diversos institutos de pesquisa, assim como centros de lançamentos tais como:

×