Prefeito

Prefeito

Atribuições na administração pública municipal e contatos

Atribuições

Como chefe do Executivo, é papel do prefeito planejar, comandar, coordenar e controlar toda a administração pública municipal. Neste trabalho, ele é auxiliado pelo vice-prefeito, pelo chefe de gabinete e pelos secretários, assessores diretos e presidentes da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Urbanizadora Municipal (Urbam).

Além das funções administrativas, e precisamente por ter sido eleito pelo povo, cabe ao prefeito atuar em favor dos interesses da população diante de outras instâncias do Executivo, Legislativo e Judiciário, além das organizações da sociedade. Neste sentido, ele representa o Município em todas as circunstâncias e esferas de poder, e pode realizar atos políticos, como apresentar projetos de lei, sancionar, vetar e promulgar leis.

Prefeito Anderson Farias Ferreira

Tem 47 anos, é gestor público, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há cerca 30 anos. É casado e tem três filhos. Formado em Gestão Publica.

Foi eleito vice-prefeito com o prefeito Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024. Assumiu a Prefeitura em abril de 2022, com a saída de Felicio para disputar o Governo de São Paulo.
Trabalha na Prefeitura desde 1999, quando o prefeito era o Emanuel Fernandes, sendo diretor de compras e Licitações  da Saúde e da Administração. Trabalhou nos dois mandatos do prefeito Eduardo Cury, como secretário de Administração (2008) e de Transporte (2009 a 2012). Foi secretário de Governança na gestão de Felicio (2017-2022).

Endereço
Paço Municipal - Rua José de Alencar, 123, Centro, 7º andar, CEP 12209-904

Expediente
Segunda a sexta-feira: 8h15 às 12h e 13h30 às 17h30

×