Prefeito

Prefeito

Atribuições na administração pública municipal e contatos

Atribuições

Como chefe do Executivo, é papel do prefeito planejar, comandar, coordenar e controlar toda a administração pública municipal. Neste trabalho, ele é auxiliado pelo vice-prefeito, pelo chefe de gabinete e pelos secretários, assessores diretos e presidentes da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Urbanizadora Municipal (Urbam).

Além das funções administrativas, e precisamente por ter sido eleito pelo povo, cabe ao prefeito atuar em favor dos interesses da população diante de outras instâncias do Executivo, Legislativo e Judiciário, além das organizações da sociedade. Neste sentido, ele representa o Município em todas as circunstâncias e esferas de poder, e pode realizar atos políticos, como apresentar projetos de lei, sancionar, vetar e promulgar leis.

Prefeito Felicio Ramuth

Prefeito reeleito de São José dos Campos, com 204.800 votos, Felicio Ramuth, tem 52 anos, é casado com a Vanessa e pai da Isadora, de 15 anos. Empresário, é formado em Administração e tem MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi eleito prefeito em 2016 e reeleito para o mandato de 2021 a 2024. Atualmente, também é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos.

Empreendedor e dinâmico, Felicio teve uma atuação inovadora na administração pública, sendo Secretário de Transportes da Prefeitura de São José dos Campos, presidente da URBAM (empresa de economia mista) e Secretário de Comunicação.

Em 2016, resolveu disputar pela primeira vez um cargo eletivo, sendo eleito logo no primeiro turno. Em 2020, disputou a reeleição, onde venceu o pleito novamente no primeiro turno.

Inovador

À frente da Prefeitura, Felicio definiu os seguintes eixos de governo: inovar, simplificar, compartilhar recursos e gestão aberta e transparente.

Em seu primeiro mandato, Felicio pagou as contas atrasadas, colocou em dia o pagamento dos fornecedores e deu um novo ritmo ao governo. A Prefeitura voltou a ter crédito para investir em Saúde, Educação, Mobilidade e novos projetos. Em todas as regiões da cidade, ele fez importantes obras para melhorar a vida das pessoas que mais precisam. O joseense voltou a ter orgulho da cidade, que é uma das melhores do Brasil para se viver.

No enfrentamento à pandemia do novo coronavírus que desafiou todos os prefeitos, Felicio planejou a construção do Hospital de Retaguarda, feito em tempo recorde de 35 dias, de forma definitiva, numa parceria inédita entre o poder público e a iniciativa privada.

Nas obras de mobilidade, destaque para a construção da maior obra viária de São José, a via Cambuí com 8,6 km de extensão e para o Arco da Inovação, um novo postal da cidade. Este ano, São José terá a Arena de Esportes, uma obra retomada pelo prefeito que possibilitará a cidade sediar competições profissionais.

Entre os novos desafios para o próximo mandato, Felicio já iniciou a construção da Linha Verde, um projeto moderno de mobilidade, que vai utilizar o VLP (veículo leve sobre pneus) para ligar as regiões mais populosas da cidade, a sul, centro e leste.

A Prefeitura também assumiu a gestão do aeroporto internacional de São José dos Campos e agora fará uma licitação para a escolha da empresa privada que ficará responsável pela administração comercial do aeroporto.